CONCORDÂNCIA VERBAL









Concordância verbal é aquela que deve existir entre o verbo de uma oração e o núcleo do sujeito. Quando há um sujeito simples expresso ou não na frase, concorda-se em número e pessoa o verbo com o núcleo desse sujeito. O maior problema ocorre quando temos núcleos compostos com pessoas e números diretentes. Como fazer a concordância nesses casos? Apresentamos a seguir os principais casos onde podem surgir dúvidas. 
CONCORDÂNCIA VERBAL COM O SUJEITO SIMPLES
SITUAÇÃO
COMO FICA O VERBO
EXEMPLO
Situação geral(Regra Geral)
O verbo concorda com o núcleo  sujeito em número e pessoa.
O menino ganhou o brinquedo. (núcleo do sujeito menino está na 3ª pessoa do singular, o verbo fica na 3ª pessoa do singular)
Sujeito formado por expressão partitiva: a maioria, grande parte de, a minoria + um nome no plural
O verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou ir para o plural.
As maiorias dos jovens não estudam como deveria. / A maioria dos jovens não estuda como deveria.
Sujeito formado por expressão que indica valor aproximado (cerca de, menos de, perto de) + numeral.
O verbo concorda com o numeral.
Cerca de 1% dos eleitores não votou./ cerca de 3% dos eleitores não votaram.
Sujeito formado por pronome de tratamento (vossa excelência, vossa senhoria, vossa santidade)
O verbo concorda, na 3ª pessoa com o pronome.
Vossa senhoria não recebeu o documento?/Vossas Senhorias não receberam o documento?

CONCORDÂNCIA VERBAL COM O SUJEITO COMPOSTO
SITUAÇÃO
COMO FICA O VERBO
EXEMPLO
Núcleos na 3ª pessoa e o verbo depois do sujeito.
O verbo vai para a 3ª pessoa do plural.
Meu pai e meu irmão chegaram de viagem.
Núcleos na 3ª pessoa e o verbo antes do sujeito.
O verbo pode concordar na 3ª pessoa do plural ouu concordar somente com o núcleo mais próximo dele.
Chegaram de viagem meu primo e meu amigo. / Chegou de viagem meu primo e meu amigo.
Sujeito composto resumido por tudo, nada, ninguém.
O verbo fica na 3ª pessoa do singular.
A casa, o sítio, o curral, tudo desapareceu com o tempo.
Sujeitos formados por pessoas gramaticais diferentes (eu/tu/ele)
Se um dos núcleos for eu ou nós.
O verbo fica na 1ª pessoa do plural.
Não havendo eu ou nós.
O verbo fica na 2ª ou 3ª pessoa do plural.

TABELA DE CONJUGAÇÃO VERBAL
SINGULAR
EU
COMPREI
TU
VOCÊ
COMPRASTE
COMPROU
ELE
COMPROU
PLURAL
NÓS
A GENTE
COMPRAMOS
COMPROU
VÓS

VOCÊS
COMPRASTES
COMPRARAM
ELES
COMPRARAM




SEGUINDO A TABELA DA, COMPLETE AS FRASES ABAIXO COM A FORMA VERBAL ADEQUADA FAZENDO A CONDORDÂNCIA VERBAL.

01.   A empresa _____________ um bom número de funcionários. (Demitir)
02.   Sobre esse assunto, nós ___________ cientes do que vai acontecer. (estar)
03.   A maioria das pessoas __________ celular. (usar)
04.   A gente _________ sabendo da notícia pela TV. (ficar)
05.   Nós ____________ a coisa certa. (fazer)
06.   Naquele dia, tu _________ quantos cadernos? (comprar)
07.   _____________ a Ana Carla e seus amigos muito atrasados. (chegar)
08.   A Ana Carla e seus amigos _____________ muito atrasados. (chegar)
09.   Os professores, tu e eu ____________ pegar livros emprestados. ( poder)
10.   Os professores e tu __________ pegar livros emprestados. (poder)


Comentários

Postagens mais visitadas