ROTEIRO DO SARAU
Roteiro
do 1º Sarau de artes e literatura
“Romantismo”
Abertura:
(fundo musical: 5ª sinfonia de Beethoven) (SÓ SOM)
G1: Boa tarde a todos e a todas! Sejam bem vindos ao primeiro sarau de artes e
literatura do EREM João Francisco. Você se considera uma pessoa romântica?
G2: A palavra romântico é frequentemente
associada ao conjunto de comportamentos como dar e receber flores, gostar de
poesias e histórias de amor, se emocionar facilmente, ser gentil e educado com
a pessoa amada.
G1: Esse tipo de romantismo, porém, é diferente
do romantismo da arte. Essa também está relacionado aos sentimentos, mas foi
muito mais do que isso. Foi um movimento artístico do século 19 e representou
os anseios da burguesia que acabava de chegar ao poder.
G2: No Brasil surge pouco depois da nossa
independência política. Por isso, os nossos primeiros artistas românticos se
mostram empenhados em definir um perfil cultural brasileiro, no qual o
nacionalismo torna-se o traço principal.
PARTE
1
GB: O compositor Vander Lee expressa sua visão
dos românticos: vamos conhecer?
Românticos – Eraldo (1º EM A)
Fundo musical permanente: F. Chopin (SÓ SOM)
N1: O movimento Romântico
foi mais que um programa de ação de um grupo de poetas, romancistas, filósofos
ou músicos. Tratou-se de um movimento onde se abrigaram o conservador e o
libertário, a inovação e a repetição de fórmulas que deram certo. Liberdade,
paixão e emoção são as bases do romantismo.
N2: A partir
do apoio de D. Pedro II aos intelectuais e artistas, o Romantismo brasileiro
se transformou em projeto oficial, expressando sua ligação com a política. Para valorizar as origens da
nacionalidade escolheu-se o índio, visto
como parte integrante e como fundador da nação brasileira.
N1: Enquanto que, na Europa, os escritores
Românticos valorizavam os temas heróicos da Idade Média, no Brasil o nacionalismo exaltava o indígena, o "bom selvagem", transformado em herói nas páginas dos romances e nas poesias de
nossos escritores.
Iracema
(Narração: Gislane 2º C)
Desfile
(Iracema): Edna (2ºA)
Musica: (Índia – Paula Fernandes) (DVD FAIXA 6)
N2: Quem nunca ouviu esses
versos do poeta Casimiro de Abreu, um dos mais populares do Romantismo?
POESIA: Meus oito anos (Cosme 2º B)
N1: Personagem misterioso: 1ª dica
(Manuela 2º B)
PARTE
2
N1: Para você ampliar os seus conhecimentos sobre
o Romantismo não deixe de ler os romances dessa importante época da literatura.
Visite a nossa mostra que traz os mais conhecidos romances do Brasil e de
Portugal
N2: O romantismo urbano, também conhecido
como romance de costumes ficou
marcado por tentar retratar e criticar os costumes da sociedade carioca do
século 19. A obra de maior valor dessa tendência romântica foi A
moreninha de Joaquim Manuel de Macedo.
N1: Outro autor de destaque foi José
de Alencar com os romances Senhora, Lucíola e Diva. Os romances
urbanos criam um público leitor ávido e fiel. O romance urbano também conhecido
como romance de costumes tem como principal característica a preocupação na
ilustração de paixões, comportamento e interesses da classe social da época em
foco.
N2: Os romances urbanos se
caracterizam também pela presença do herói e da heroína, que apaixonados
precisam quase sempre superar obstáculos para viverem felizes.
Lucíola
– (Narração: Girlene 2º B)
Desfile
Lucíola: Cinthya (2º B)
Musica: Não enche – Caetano Veloso (slides e som)
N 1: Camões dizia que o amor é fogo que arde sem
ser ver, é ferida que dói e não se sente. Esse medo de amar, essa angústia é
retratada no poema “Este Inferno de
amar” de Almeida Garret que ouviremos agora:
Poesia:
Inferno de amar: Luis Fernando
N2: Leilão:
N1: Personagem
misterioso: 2ª dica (Manuela)
PARTE
3
N1:
A idealização da vida, do amor e da
mulher são características do Romantismo. A mulher era vista pelos escritores
românticos como um ser distante, que era idealizado por aquele que amava. Esta
idealização era expressa nos elogios de que era objeto e na sensação de que não
se era digno de merecer o amor desta mulher.
N2: No período romântico a mulher vivia
essencialmente no ambiente doméstico, ou como ajudante nos ambientes sociais,
acompanhando o cavalheiro, servindo-lhe de adorno. As leituras femininas
circunscreviam-se, em sua maioria, aos romances franceses, enquanto os homens aventuravam-se
pela política, pela filosofia e pelas ciências em geral.
N1:
O escritor José de Alencar bem soube
apresentar suas heroínas, mulheres fortes, ousadas, amadas, endeusadas:
Diva: (Narração: Genider)
Diva (desfile): Maysa
Musica: Heroina e Vilã (Ana
Carolina) (DVD 9+1 FAIXA 12)
N1: No livro Lira dos vinte anos, Obra mais conhecida do poeta ultrarromântico Álvares
de Azevedo, contém criações vinculadas a duas vertentes bem definidas: de um
lado, temas sentimentais e abstratos; de outro, a forte presença do sarcasmo e
da ironia. Vamos ouvir?
Poesia:
(Gerusa)
N2: Todos sabemos que a dança é um instrumento de
sedução por ser uma linguagem universal
e por isso mesmo compreendida por todos:
Crônica: A arte de seduzir pela dança. (Luis Fernando
2º C)
Apresentação
de Dança: Rayane, Dany, Brenda, Zenóbia
(MUSICA PARA DANÇA – BRENDA/ SÓ SOM)
Personagem
misterioso: 3ª dica (Manuela)
PARTE
4
N1: A mulher forte numa sociedade em que a
considerava frágil. É assim que no romance urbano Senhora, José de Alencar nos
dá mais um presente de sua inteligência literária.
N2: Senhora mostrava o luxo e a pompa das atividades
sociais burguesas, no entanto apresentava uma critica sutil aos hábitos
hipócritas da burguesia e seu caráter capitalista.
Narração:
Edilma
Desfile:
Ednelson e Aline (Aurelia e Fernando)
Musica: Quem de nós dois (Ana Carolina) (DVD FAIXA 7)
N1: No poema que ouviremos a
seguir veremos alguns dos temas mais recorrentes da poesia de Alvares de
Azevedo: o amor e a mulher idealizados, o isolamento, a solidão, o pessimismo,
o ambiente noturno e a morte como saída.
Poesia:
Lembrança de morrer (Ana Raquel 2º C)
Personagem
misterioso: 4ª dica (Manuela) Revelação
Leilão
PARTE
5
N1: Antes usada para cantar
o amor, a poesia romântica passa a servir de elemento de defesa do
Nacionalismo. O nacionalismo romântico
floresce, e propaga a idéia de que cada povo é único e criativo, e expressa seu
gênio na linguagem, na literatura, nos monumentos e tradições populares.
N2: Além disso, a poesia
romântica na 3ª geração passa ser chamada condoreira. O Condoreirismo é
uma parte de uma escola literária da poesia brasileira, marcada pela
temática social e a defesa de idéias igualitárias.
N1: Fugindo um pouco do egocentrismo dos ultrarromânticos, os condoreiros desenvolveram uma
poesia comprometida com a causa abolicionista. São poemas cuja finalidade é
convencer o leitor-ouvinte e conquistá-lo para a causa defendida.
N2:
Essa temática é defendida por um dos grandes escritores brasileiros: Bernardo
Guimarães, no livro A escrava Isaura:
Isaura
(desfile): Gleice 2º B
Narração:
Rute (2º C)
Musica:
novela Isaura slide e som
N1: O maior representante da poesia condoreira
foi Castro Alves. O jovem baiano, simpático e gentil, apesar de possuir gosto sofisticado para roupas e de
levar uma vida relativamente confortável, foi capaz de compreender as dificuldades dos negros escravizados.
N2: Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos. Este
seu estilo contestador o tornou conhecido como o “Poeta dos Escravos”.
Poesias:
CASTRO ALVES RODOLFO (2º A)
Navio
negreiro (Gabi 2º B)
N1: A pátria, amada, cantada
por poetas e exaltada por grandes escritores não poderia deixar de ser a razão
do poema Cançao do exílio de Gonçalves Dias que implantou e solidificou a
poesia romântica em nossa literatura.
N2: A linguagem simples do poema escrito há mais
de 150 anos dialoga com o leitor de hoje e será declamado em jogral no nosso
sarau.
Canção
do exílio: Jogral (Mayane, Andressa,
Natália)
N1: O romantismo moderno se
expressa na música, que nas suas letras retratam a liberdade, o amor e a
paixão: elementos essenciais a esse movimento.
N2: Por isso convidamos vocês a ouvirem e
cantarem junto com Jamile e Edimar canções atuais belas e românticas:
Musicas
com Jamile e Edimar
Agradecimentos:
A todos os poetas, escritores,
músicos, pintores e artistas em geral por nos oportunizarem o contato com essa
arte tão emocionalmente marcante.
Aos nossos professores,
mestres de quem aprendemos a valorizar a arte de viver a vida, em especial a
Emanoel e Renata idealizadores do sarau.
A todos os presentes que
abrilhantaram esse momento especial.
À equipe de serviço:
- organizadores do ambiente:
Gislane, Daniela, Mayane, Natália, Andressa, Zenóbia, Nailza, Rodrigo,
Marivaldo, Rodolfo e Rafael, Gabriel, Leandro
- Maquiagem e caracterização: Tatiane, Kaciane, Gerlane, Tâmara, Ivani
- Recepção: Mazé e Alexsandra
- Som e tecnologia: William
- Artes plásticas: Rute,
Aparecida, Rodolfo e Rafael
Lanche.
(poderíamos colocar musicas
de cunho românticos no slide enquanto todos comem)
Providenciar livro de
registro de presentes
Você concretizou esse roteiro?
ResponderExcluirComo ele foi aceito pelos que participaram?
KD AS RESPOSTAS?
ResponderExcluir