LISTA DE EXERCICIOS
CARDÁPIO SERVIDO, BOM APETITE!
1 – (UEL) O Parnasianismo brasileiro foi um movimento.
a) Poético do final do século XIX e início do século
XX.
b) Lítero-musical do final do século XVIII e início
do século XIX.
c) Poético do final do século XVIII e início do
século XIX.
d) Teatral do final do século XX.
e) Lítero-musical do início do século XX.
2 – (UFPE) É incorreto afirmar que, no Parnasianismo:
a) a natureza é apresentada objetivamente;
b) a disposição dos elementos naturais (árvores,
estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica;
c) a valorização dos elementos naturais torna-se mais
importante que a valorização da forma do poema;
d) a natureza despe-se da exagerada carga emocional
com que foi explorada em outros períodos literários;
e) as inúmeras descrições da natureza são feitas
dentro do mito da objetividade absoluta, porém os melhores textos estão
permeados de conotações subjetivas.
3 – (FESP) Com relação ao Parnasianismo, é correto afirmar:
a) É sentimentalista;
b) Assume uma visão crítica da sociedade;
c) Seus autores estiveram sempre atentos às
transformações do final do século XIX e início do seguinte;
d) O seu traço mais característico é o endeusamento
da forma;
e) Seu poeta mais expressivo, Olavo Bilac, defendeu
um retorno à arte barroca.
4 – (UCSAL) Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de
Oliveira são representantes de uma mesma escola literária. Assinale a
alternativa cujos versos exemplificam as características dessa escola.
a) A noite caiu na minh’alma,
fiquei
triste sem querer.
Uma
sombra veio vindo,
veio
vindo, me abraçou.
Era a
sombra de meu bem
que
morreu há tanto tempo.
b) Dorme.
Dorme o
tempo que não podias dormir.
Dorme não
só tu,
Prepara-te
para dormir teu corpo e teu amor contigo.
c) Quantas vezes, em sonho, as asas
da saudade
Solto
para onde estás, e fico de ti perto!
Como,
depois do sonho, é triste a realidade!
Como
tudo, sem ti, fica depois deserto!
d) Pálida, à luz da lâmpada sombria,
Sobre o
leito de flores reclinada,
Como a
lua por noite embalsamada.
Entre as
nuvens do amor ela dormia!
e) Nas horas da noite, se junto a
meu leito
Houveres
acaso, meu bem, de chegar,
Verás de
repente que aspecto risonho
Que torna
o meu sonho,
Se o vens
bafejar!
5 – (PUC-MG) A QUESTÃO ABAIXO ESTÁ RELACIONADA AO ROMANCE O
ENCONTRO MARCADO, DE FERNANDO SABINO.
A QUESTÃO ABAIXO REMETE AO POEMA “A CAVALGADA”, DE
RAIMUNDO CORREIA, CITADO EM O ENCONTRO MARCADO:
A lua
banha a solitária estrada…
Silêncio!…
Mais além, confuso e brando,
O som
longínquo vem-se aproximando
Do
galopar de estranha cavalgada.
São
fidalgos que voltam da caçada;
Vêm
alegres, vêm rindo, vêm cantando.
E as
trompas a soar vão agitando
O remanso
da noite embalsamada…
E o
bosque estala, move-se, estremece…
Da
cavalgada o estrépito que aumenta
Perde-se
após no centro da montanha…
E o
silêncio outra vez soturno desce…
E
límpida, sem mácula, alvacenta
A lua a
estrada solitária banha…
A lua
banha a solitária estrada…
Silêncio!…
Mais além, confuso e brando,
O som
longínquo vem-se aproximando
Do
galopar de estranha cavalgada.
São
fidalgos que voltam da caçada;
Vêm
alegres, vêm rindo, vêm cantando.
E as
trompas a soar vão agitando
O remanso
da noite embalsamada…
E o
bosque estala, move-se, estremece…
Da
cavalgada o estrépito que aumenta
Perde-se
após no centro da montanha…
E o
silêncio outra vez soturno desce…
E
límpida, sem mácula, alvacenta
A lua a
estrada solitária banha…
Todos os
traços são próprios do Parnasianismo e ocorrem no poema acima, EXCETO:
a) apreço por poemas de forma fixa,
como o soneto.
b) atmosfera mística, de contornos
indefinidos.
c) exaltação da vida, dos jogos, do
prazer.
d) paisagem exterior, rica de
plasticidade.
e) riqueza de ritmos e nobreza
vocabular.
6 – (FMU)
Rio Abaixo
Treme o
rio, a rolar, de vaga em vaga…
Quase
noite. Ao sabor do curso lento
Da água,
que as margens em redor alaga,
Seguimos.
Curva os bambuais o vento.
Vivo há
pouco, de púrpura sangrento,
Desmaia
agora o Ocaso. A noite apaga
A
derradeira luz do firmamento…
Rola o
rio, a tremer, de vaga em vaga,
Um
silêncio tristíssimo por tudo
Se
espalha. Mas a lua lentamente
Surge na
fímbria do horizonte mudo:
E o seu
reflexo pálido, embebido
como um
gládio de prata na corrente,
Rasga o
seio do rio adormecido.
Olavo
Bilac
Lendo o
poema, não é difícil perceber tratar-se do estilo de época do
a) arcadismo
b) romantismo
c) parnasianismo
d) simbolismo
e) modernismo
7 – (FMU)
Rio Abaixo
Treme o rio,
a rolar, de vaga em vaga…
Quase
noite. Ao sabor do curso lento
Da água,
que as margens em redor alaga,
Seguimos.
Curva os bambuais o vento.
Vivo há
pouco, de púrpura sangrento,
Desmaia
agora o Ocaso. A noite apaga
A
derradeira luz do firmamento…
Rola o
rio, a tremer, de vaga em vaga,
Um
silêncio tristíssimo por tudo
Se
espalha. Mas a lua lentamente
Surge na
fímbria do horizonte mudo:
E o seu
reflexo pálido, embebido
como um
gládio de prata na corrente
Rasga o
seio do rio adormecido.
Olavo
Bilac
Bilac sobressaiu-se entre os poetas de seu tempo e,
mesmo, da Literatura Brasileira. É dele também
a) Esbraseia o Ocidente na agonia
O sol…
Aves em bandos destacados,
b) Olha estas velhas árvores, mais
belas
Do que as
árvores novas, mais amigas.
c) Se a cólera que espuma, a dor
que mora
N’alma, e
destrói cada ilusão que nasce…
d) Ó formas alvas, brancas, formas
claras
de
luares, de neves, de nebrinas!…
e) Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na
torre a sonhar…
8 – (PUC-RS) “Tu, artista, com zelo, Esmerilha e investiga!
Níssia, o melhor modelo Vivo, oferece, da beleza antiga. Para esculpi-la, em
vão, árduos, no meio. De esbraseada arena, Batem-se, quebram-se em fatal
torneio, Pincel, lápis, buril, cinzel e pena.” [...]
O trecho evidencia tendências ___________ , na
medida em que ______________ o rigor formal e utiliza-se de imagens
_____________.
a) Românticas/ neutraliza/
abstratas
b) simbolistas/ valoriza/ concretas
c) parnasianas/ exalta/ mitológicas
d) simbolistas/ busca/ cotidianas
e) parnasianas/ evita/ prosaicas
9 –
(PUC-RS) Vila Rica
“O ouro
fulvo do ocaso as velhas casas cobre;
Sangram,
em laivos de ouro, as minas, que a ambição
Na
torturada entranha abriu da terra nobre:
E cada
cicatriz brilha como brasão.
[...]
Como uma
procissão espectral que se move …
Dobra o
sino… Soluça um verso de Dirceu …
Sobre a
triste Ouro Preto o ouro dos astros chove.”
O poema, pertencente ao autor de “Profissão de Fé”,
não segue rigidamente o padrão ___________ no que se refere à ___________.
a) romântico / idealização do mundo
b) simbolista / busca do eu
profundo
c) parnasiano / alienação dos
problemas sociais
d) simbolista / inteligibilidade
sintática
e) parnasiano / sonoridade dos
versos
10 –
(PUC-MG)
“Estranho
mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente,
uma vez, de um perfumado
Contador
sobre o mármor luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.” trecho do
poema em destaque é parnasiano. Ele revela um poeta:
a) distanciado da realidade.
b) engajado.
c) crítico.
d) irônico.
e) informal.
Gabarito:
1-a 2-c
3-d 4-c 5-b 6-c 7-b 8-c 9-c 10-a
Nos
exercícios de números 01 a 05 assinale em cada série a afirmação que não
corresponda ao Simbolismo:
01.
a) Uso freqüente de aliterações e assonâncias.
b) Musicalidade dos versos.
c) Uso de rimas pobres.
d) Presença de assonâncias.
e) Apreensão dos modelos greco-romanos.
02.
a) Procurou instalar um credo estético com base no subjetivismo.
b) Não precisar as coisas, antes sugeri-las.
c) Racionalismo absoluto.
d) Expressão indireta e simbólica.
e) Transcendentalismo
03.
a) Evocar os objetos pouco a pouco, através de um processo encantatório que caracteriza o Simbolismo.
b) Correspondência e inter-relações de sentidos, sinestesias.
c) Vida literária marcada pela excentricidade, artifício, insânia.
d) Vida introspectiva, o homem voltado para dentro de si mesmo, levando-o à duvida, as perguntas
angustiantes.
e) Arte poética como fruto do consciente.
04.
a) Descoberta da metáfora como célula germinal da poesia, daí a riqueza imagística.
b) Poesia surgida do espírito irracional, não conceitual da linguagem.
c) objetividade no encarar a vida.
d) os estado d’alma são importantes, a religião do “eu”, daí a forte nota individualista.
e) explora a realidade situada além do real e da razão.
05.
a) Conflito eu X mundo.
b) Correspondência entre o mundo material e o mundo espiritual.
c) Ânsia do absoluto, do eterno e do mundo ideal.
d) Distanciamento entre literatura e música.
e) Impressões sensoriais apuradas.
06. Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:
a) Procura evocar a realidade e não descrevê-la minuciosamente.
b) O poeta evita que os sentimentos interfiram na abordagem da realidade.
c) O valor musical dos signos lingüísticos é um efeito procurado pelos poetas.
d) O simbolismo mantém ligações com a poética romântica.
e) O tema da morte é valorizado pelos simbolistas.
07. (ESAPP-modificado) Assinale a única afirmação coerente com as características do movimento simbolista:
a) Algumas obras são bastante herméticas, justificando a referencia a um estilo “nefelibata”, pela obscuridade nebulosa, consistindo não poucas vezes em uma linguagem de compreensão extremamente difícil.
b) Evita radicalmente a abordagem de paisagens desoladamente esfumaçada, de visões esgarçadas, de um estilo etéreo e de um penumbrismo no ambiente.
c) Nas obras há um predomínio dos fatos fisiológicos, que não de fatos de ordem espiritual e transcendente, mas apenas manifestações da matéria.
d) Preferência pelos assuntos da época, marcadamente as questões sociais, como a abolição da escravatura.
e) Exacerbado sentimento da natureza, que se revela especialmente quanto à apresentação do indígena e das riquezas naturais, como florestas, rios e fauna.
08. (PUC) No poema de Cruz e Sousa, ocorre o predomínio das seguintes características:
a) inovações, simultaneidade de traços, dinamicidade, ausência de seqüência temporal e descritor-observador.
b) Explicações, seqüência de traços, estaticidade, seqüência temporal e narrador-personagem.
c) Explicações, seqüência de traços, dinamicidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.
d) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.
e) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, seqüência temporal e descritor-observador.
09. Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:
Visões, salmos e cânticos serenos,
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...
Infinitos espíritos dispersos
Inefáveis, edênicos, aéreos,
Fecundai o Mistério destes versos
Com a chama ideal de todos os mistérios.
a) Valores fonêmicos como elemento estrutural.
b) O emprego adequado de símbolos.
c) Alucinações sinestésicas.
d) Exatidão descritiva.
e) Um código novo e requintado.
10. O simbolismo caracterizou-se por ser:
a) positivista, naturalista, cientificista;
b) antipositivista, antinaturalista, anticientificista;
c) objetivo – racional;
d) uma volta aos modelos greco-latinos;
e) subjetivista – materialista.
Resolução:
01.
a) Uso freqüente de aliterações e assonâncias.
b) Musicalidade dos versos.
c) Uso de rimas pobres.
d) Presença de assonâncias.
e) Apreensão dos modelos greco-romanos.
02.
a) Procurou instalar um credo estético com base no subjetivismo.
b) Não precisar as coisas, antes sugeri-las.
c) Racionalismo absoluto.
d) Expressão indireta e simbólica.
e) Transcendentalismo
03.
a) Evocar os objetos pouco a pouco, através de um processo encantatório que caracteriza o Simbolismo.
b) Correspondência e inter-relações de sentidos, sinestesias.
c) Vida literária marcada pela excentricidade, artifício, insânia.
d) Vida introspectiva, o homem voltado para dentro de si mesmo, levando-o à duvida, as perguntas
angustiantes.
e) Arte poética como fruto do consciente.
04.
a) Descoberta da metáfora como célula germinal da poesia, daí a riqueza imagística.
b) Poesia surgida do espírito irracional, não conceitual da linguagem.
c) objetividade no encarar a vida.
d) os estado d’alma são importantes, a religião do “eu”, daí a forte nota individualista.
e) explora a realidade situada além do real e da razão.
05.
a) Conflito eu X mundo.
b) Correspondência entre o mundo material e o mundo espiritual.
c) Ânsia do absoluto, do eterno e do mundo ideal.
d) Distanciamento entre literatura e música.
e) Impressões sensoriais apuradas.
06. Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:
a) Procura evocar a realidade e não descrevê-la minuciosamente.
b) O poeta evita que os sentimentos interfiram na abordagem da realidade.
c) O valor musical dos signos lingüísticos é um efeito procurado pelos poetas.
d) O simbolismo mantém ligações com a poética romântica.
e) O tema da morte é valorizado pelos simbolistas.
07. (ESAPP-modificado) Assinale a única afirmação coerente com as características do movimento simbolista:
a) Algumas obras são bastante herméticas, justificando a referencia a um estilo “nefelibata”, pela obscuridade nebulosa, consistindo não poucas vezes em uma linguagem de compreensão extremamente difícil.
b) Evita radicalmente a abordagem de paisagens desoladamente esfumaçada, de visões esgarçadas, de um estilo etéreo e de um penumbrismo no ambiente.
c) Nas obras há um predomínio dos fatos fisiológicos, que não de fatos de ordem espiritual e transcendente, mas apenas manifestações da matéria.
d) Preferência pelos assuntos da época, marcadamente as questões sociais, como a abolição da escravatura.
e) Exacerbado sentimento da natureza, que se revela especialmente quanto à apresentação do indígena e das riquezas naturais, como florestas, rios e fauna.
08. (PUC) No poema de Cruz e Sousa, ocorre o predomínio das seguintes características:
a) inovações, simultaneidade de traços, dinamicidade, ausência de seqüência temporal e descritor-observador.
b) Explicações, seqüência de traços, estaticidade, seqüência temporal e narrador-personagem.
c) Explicações, seqüência de traços, dinamicidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.
d) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.
e) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, seqüência temporal e descritor-observador.
09. Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:
Visões, salmos e cânticos serenos,
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...
Infinitos espíritos dispersos
Inefáveis, edênicos, aéreos,
Fecundai o Mistério destes versos
Com a chama ideal de todos os mistérios.
a) Valores fonêmicos como elemento estrutural.
b) O emprego adequado de símbolos.
c) Alucinações sinestésicas.
d) Exatidão descritiva.
e) Um código novo e requintado.
10. O simbolismo caracterizou-se por ser:
a) positivista, naturalista, cientificista;
b) antipositivista, antinaturalista, anticientificista;
c) objetivo – racional;
d) uma volta aos modelos greco-latinos;
e) subjetivista – materialista.
Resolução:
01. E
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02. C
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03. E
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04. C
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05. D
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06. B
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07. A
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08. A
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09. D
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10. B
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