FORMAÇÃO CONTINUADA - II SEMESTRE CREUSA DE FREITAS





PAUTA DA REUNIÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI  16  DE JULHO 2013          II SEMESTRE

Mensagem de abertura (Gestoras)
1) Informativos: ganhe o mundo/ atualização do livro de ponto/ escolha do livro didático (2-12 de ago)/ prova do saepe em agosto/caderno de sites educacionais/ projetos escritos/ reunião do conselho/ caderno de meio ambiente
 2) vídeo e discussão: “A menina que odiava livros”
3) atividade prática: “Os dois meninos” dois grupos
4) discussão dos resultados externos

5) Trabalho em grupo Plano de Ação 2013.2 Três ações: 1 (escola), 2 (formação continuada), 3 (família)
6) combinados finais
 





OS DOIS GAROTOS
Os dois garotos correram até a entrada da casa. “Veja, eu disse a você que hoje era um bom dia para brincar aqui”, disse Eduardo. “Mamãe nunca está em casa na quinta-feira”, ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado, “Eu não sabia que sua casa era tão grande”, disse Marcos. “É, mas ela está mais bonita agora, desde que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral estava vazia exceto pelas três bicicletas com marchas guardadas aí.” Eles entraram pela porta lateral, Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.
Marcos queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar. Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. “Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro daqui”, gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao observar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim
A sala de jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar: os garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche.
Eduardo disse que não era para usar o lavabo porque ele ficara úmido e mofado uma vez que o encanamento arrebentara.
“Aqui é onde meu pai guarda suas coleções de selo e moedas raras”, disse Eduardo, enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três quartos no andar superior da casa.
Eduardo mostrou a Marcos o closet de sua mãe cheio de roupas e o cofre trancado onde havia joias. O quarto de suas irmãs não era tão bonito quanto o de seus pais, exceto pela tv de 42 polegadas...









O PROFESSOR DO 3º MILÊNIO

Influenciados por mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais, professores e alunos, e mesmo a própria instituição escolar, assumem um papel diferente na sociedade. Nessa nova realidade a educação bancária já não deveria ser aplicada dentro das escolas. ACREDITA-SE HOJE QUE OS PROFESSORES DEVEM ESTAR MAIS PREOCUPADOS COM SEU APERFEIÇOAMENTO, PERMITINDO QUE SEUS ALUNOS QUESTIONEM, TIREM SUAS DÚVIDAS, SE POSICIONEM.                         Outro aspecto importante quanto à educação no 3° milênio refere-se ao fato de que a instituição escolar deveria estar mais aberta para a participação dos pais e da comunidade em suas atividades e mesmo, nas propostas curriculares.
François Dubet reforça a idéia de que “OS PROFESSORES MAIS EFICIENTES SÃO, EM GERAL, AQUELES QUE ACREDITAM QUE OS ALUNOS PODEM PROGREDIR, AQUELES QUE TÊM CONFIANÇA NOS ALUNOS. OS MAIS EFICIENTES SÃO TAMBÉM OS PROFESSORES QUE VÊEM OS ALUNOS COMO ELES SÃO E NÃO COMO ELES DEVERIAM SER”.  Alguns professores se mostram preocupados quanto a sua formação e prática profissional enquanto uma quantidade expressiva ainda demonstra grande resistência à reflexão e ao aperfeiçoamento do seu trabalho por se considerarem experientes e prontos para o exercício do magistério.

Walt Disney disse: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário TER PESSOAS para transformar seu sonho em realidade”.
Estamos envolvidos com pessoas em nosso dia a dia: alunos, professores, pais, diretores e, por isso, precisamos aprender a trabalhar em equipe para obter uma instituição forte, competente e coesa.
 A qualidade é obtida através do esforço de todos os seus integrantes, onde cada profissional é importante e cada aluno também. A escola é uma organização humana em que as pessoas somam esforços para um propósito educativo comum.        PROFESSORA MARISETE CAJAÍBA




 17 de JULHO - ESTUDO DO CADERNO DE MEIO AMBIENTE, COMEMORAÇÃO DO BDE E PLANEJAMENTO PESSOAL



Comentários

Postagens mais visitadas