FORMAÇÃO CONTINUADA - II SEMESTRE CREUSA DE FREITAS
PAUTA
DA REUNIÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI 16 DE JULHO 2013 II SEMESTRE
Mensagem de abertura (Gestoras)
1) Informativos: ganhe o mundo/
atualização do livro de ponto/ escolha do livro didático (2-12 de ago)/ prova
do saepe em agosto/caderno de sites educacionais/ projetos escritos/ reunião do
conselho/ caderno de meio ambiente
2) vídeo e discussão: “A menina que odiava
livros”
3) atividade prática: “Os dois
meninos” dois grupos
4) discussão dos resultados
externos
5) Trabalho em grupo Plano de
Ação 2013.2 Três ações: 1 (escola), 2 (formação continuada), 3 (família)
6) combinados finais
OS DOIS GAROTOS
Os dois
garotos correram até a entrada da casa. “Veja, eu disse a você que hoje era um
bom dia para brincar aqui”, disse Eduardo. “Mamãe nunca está em casa na
quinta-feira”, ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os
meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado, “Eu não sabia que sua
casa era tão grande”, disse Marcos. “É, mas ela está mais bonita agora, desde
que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral estava vazia exceto
pelas três bicicletas com marchas guardadas aí.” Eles entraram pela porta
lateral, Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais
novas entrarem e saírem sem dificuldade.
Marcos
queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar. Estava
recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho
preocupou Marcos. “Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro
daqui”, gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao observar que
nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim
A sala de
jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar: os
garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche.
Eduardo
disse que não era para usar o lavabo porque ele ficara úmido e mofado uma vez
que o encanamento arrebentara.
“Aqui é
onde meu pai guarda suas coleções de selo e moedas raras”, disse Eduardo,
enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três
quartos no andar superior da casa.
Eduardo
mostrou a Marcos o closet de sua mãe cheio de roupas e o cofre trancado onde
havia joias. O quarto de suas irmãs não era tão bonito quanto o de seus pais,
exceto pela tv de 42 polegadas...
O PROFESSOR DO 3º MILÊNIO
Influenciados
por mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais, professores e alunos,
e mesmo a própria instituição escolar, assumem um papel diferente na
sociedade. Nessa nova realidade a educação bancária já não deveria ser
aplicada dentro das escolas. ACREDITA-SE HOJE QUE OS PROFESSORES DEVEM
ESTAR MAIS PREOCUPADOS COM SEU APERFEIÇOAMENTO, PERMITINDO QUE SEUS ALUNOS
QUESTIONEM, TIREM SUAS DÚVIDAS, SE POSICIONEM. Outro aspecto importante quanto à educação
no 3° milênio refere-se ao fato de que a instituição escolar deveria estar mais
aberta para a participação dos pais e da comunidade em suas atividades e mesmo,
nas propostas curriculares.
François
Dubet reforça a idéia de que “OS PROFESSORES MAIS EFICIENTES SÃO, EM
GERAL, AQUELES QUE ACREDITAM QUE OS ALUNOS PODEM PROGREDIR, AQUELES QUE TÊM
CONFIANÇA NOS ALUNOS. OS MAIS EFICIENTES SÃO TAMBÉM OS PROFESSORES QUE VÊEM OS
ALUNOS COMO ELES SÃO E NÃO COMO ELES DEVERIAM SER”. Alguns professores se mostram preocupados
quanto a sua formação e prática profissional enquanto uma quantidade
expressiva ainda demonstra grande resistência à reflexão e ao aperfeiçoamento
do seu trabalho por se considerarem experientes e prontos para o
exercício do magistério.
Walt
Disney disse: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar
mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário TER PESSOAS para transformar seu
sonho em realidade”.
Estamos
envolvidos com pessoas em nosso dia a dia: alunos, professores, pais, diretores
e, por isso, precisamos aprender a trabalhar em equipe para obter uma
instituição forte, competente e coesa.
A qualidade
é obtida através do esforço de todos os seus integrantes, onde cada
profissional é importante e cada aluno também. A escola é uma organização
humana em que as pessoas somam esforços para um propósito educativo comum. PROFESSORA MARISETE CAJAÍBA
17 de JULHO - ESTUDO DO CADERNO DE MEIO AMBIENTE, COMEMORAÇÃO DO BDE E PLANEJAMENTO PESSOAL
Comentários
Postar um comentário