PROJETO RECREIO LEGAL



Projeto Recreio Legal
PROBLEMATIZAÇÃO

Como organizar o recreio onde os alunos brinquem de forma cooperativa e sem agressões?

PÚBLICO – ALVO
Alunos e alunas de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Professor João Barbosa de Almeida – Rede Estadual de São Vicente Férrer – PE.

JUSTIFICATIVA

O recreio é um tempo destinado à diversão, integração, descanso e lazer dos educandos e educadores. Espera-se que os alunos aproveitem esse período e interajam uns com os outros sem agressividade.
No entanto, o que se percebe é a evasão da coletividade, brincadeiras violentas, que muitas vezes, acabam em briga ou acidentes. Outro aspecto percebido é a segregação dos alunos por sexo. Enquanto as meninas reúnem-se para conversas e brincadeiras em sala de aula, os meninos se divertem com competições no pátio e corredores da escola.
O presente projeto visa intervir nessa realidade propondo atividades coordenadas pelos alunos do 1º Normal Médio “B” da Escola Coronel João Francisco sob a orientação do professor de Práticas Pedagógicas Emanoel Lourenço, tendo em vista a importância do brincar para o desenvolvimento de uma vida saudável.
A esse respeito, CURY, 2003, 58 afirma: “Os exercícios físicos liberam um excelente calmante natural: a endorfina. Ela relaxa e tranqüiliza”. Esses exercícios e brincadeiras devem corrigir uma prática de muitas crianças e adolescentes que ficam parados em frente a uma tv, computador ou vídeo-game durante várias horas por dia e não têm chance de liberar suas energias, podendo ficar sedentárias e com comportamento agressivo. Contudo, as brincadeiras são importantes elementos promotores de saúde. Para BELTRÃO, 2008, 3 “Elas incorporam vários benefícios à auto-estima e auto-imagem das crianças, como promover relacionamento grupal, aprendizado social, simular objetivos de vida e desafios, liberar energia criativa e reduzir a ansiedade e a depressão”.

OBJETIVOS

  • Desenvolver a cooperação através de brincadeiras
  • Resgatar brincadeiras presentes na cultura popular
  • Cumprir regras de convívio social a partir das brincadeiras desenvolvidas
  • Ressignificar antigas brincadeiras
  • Permitir aos normalistas um primeiro contato com a escola campo de estágios.
  • Produzir um livreto com brincadeiras populares
  • Diminuir consideravelmente o número de acidentes durante o recreio;
  • Construir uma cultura da brincadeira em detrimento do ato de “correr”, sem objetivo específico;
  • Estimular a participação em brincadeiras dirigidas;



METODOLOGIA

O projeto Recreio Legal será realizado na escola Estadual Professor João Barbosa de Almeida em cinco atuações. Durante esse tempo, serão desenvolvidas diversas brincadeiras no intervalo das aulas (10:10 – 10:30) duas vezes por semana no turno matutino. As atuações ocorrerão da seguinte forma: a 1ª, a 3ª e a 5ª  serão no galpão com a participação de todos alunos que quiserem brincar; a 2ª e a 4ª atuações serão nas salas temáticas.



CRONOGRAMA

ATIVIDADES
LOCAL
DATA
Discussão da equipe de prática. Organização do plano de curso.
ESCOLA CEL JOÃO FRANCISCO
FEVEREIRO 2008
Discussão da temática “brincadeiras” com os normalistas
ESCOLA CEL JOÃO FRANCISCO
MARÇO
Visita à escola campo de estudos
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
ABRIL
Elaboração do projeto
ESCOLA CEL JOÃO FRANCISCO
ABRIL - JUNHO
1ª atuação
Apresentação  do projeto
Brincadeiras com música 
“Dança das cadeiras às avessas” “Dança da laranja”
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
OUTUBRO
2ª atuação
Atividades lúdicas nas salas temáticas
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
OUTUBRO
3ª atuação
Brincadeiras competitivas no galpão
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
OUTUBRO
4ª atuação
Atividades lúdicas nas salas temáticas
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
NOVEMBRO
5ª atuação
Resgate das brincadeiras antigas: “Quebra panela”
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
NOVEMBRO
  • Avaliação do projeto
  • Organização do caderno de brincadeiras.
  • Publicação.
ESCOLA CEL JOÃO FRANCISCO
NOVEMBRO
DEZEMBRO






AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá durante o processo de elaboração e aplicação do projeto, nas reuniões e discussões temáticas e na participação e envolvimento do alunado com o referido projeto.
Além disso, o produto final será um livreto com as brincadeiras pesquisadas pelos normalistas e realizadas no projeto.

BIBLIOGRAFIA



BELTRÃO, Márcia Nogueira. Energia revigorada na escola. Diário de Pernambuco. Caderno C – p. 3; 7 de outubro de 08.

CURY, Augusto. Dez leis para ser feliz. Sextante: São Paulo, 2003.

petragaleria.files.wordpress.com.

www.medianeiraeduc.com.br/projetorecreio.doc






Anexos

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