DIÁRIO DE UMA INTERCAMBISTA - POR DALINA ROBERTA



Há três meses atrás, não sabia qual palavra me definiria. Vários sentimentos ao mesmo tempo: felicidade, saudade, orgulho, coragem, medo, tristeza, alegria, porque tinha chegado o dia de "Ganhar o Mundo", de deixar tudo que me pertencia, minha família, escola, meus amigos para realizar um sonho. Sonho este, que coloquei toda expectativa e que ao mesmo tempo me sentia insegura, mas de uma coisa tinha certeza: Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus mais valentes soldados. Dificuldades surgiram antes de chegar aqui no Canada, a pressão da língua no Aeroporto, porém tudo passa, nada como um dia após o outro.



Três de setembro, uma nova porta se abriu. Uma jornada começou em minha vida. Deus tinha o melhor para mim. Tive o prazer de ficar numa casa com uma senhora chamada Daphne. Ela me dá a segurança que eu preciso, me acorda todos os dias, ensina a orar, está sempre me esperando de braços abertos e querendo saber das novidades da escola. Mora comigo também uma menina chinesa Sindjin, pouco nos falamos por ela passa uma boa parte do tempo estudando, mas quando estamos juntas sempre trocamos conhecimentos.



Estudo numa escola particular. Chego às 8:30 da manhã porque tempos que rezar e cantar o hino do Canada, e as 9:00 começam as aulas. Largo às três. Estou  evoluindo cada dia.  Ao chegar em casa vou assistir. jogar algo com minha mãe, fazer tricô, aprender alguns pontos novos; depois do jantar faço minhas atividades. Fins de semana vou ao shopping, igreja, casa dos amigos; coisas diferentes.


Está sendo uma ótima experiência. O grande desafio é entender. Logo nos primeiros dias, todos querem fazer mil perguntas de uma única vez, mas em três semanas eu já comecei a entender. Hoje estão faltando 8 semanas para voltar pra meu Brasil. digo: Não é fácil conviver com novas pessoas, nova língua, outra cultura, as vezes a saudade aperta procuro sempre fazer algo para me distrair: escutar músicas, assistir, ler livros...  Inclusive estou lendo agora: The fault in our stars ( A Culpa é das Estrelas). Comecei a olhar o mundo com outra visão, tornando-me independente, vou para os lugares sozinha, resolvo minhas coisas sem medo, Descobri quem realmente sou, que aquela menina que sempre acreditou nela mesma está almejando seus objetivos, e que posso ir além do que eu imaginava


 Depois de tantos momentos vividos olho em torno e me pergunto: Como seria sem as dificuldades? Sem esse lugar? Sem essa gente diferente? Sem as pessoas da rua que me trata com tanto carinho? Sem as amizades que eu fiz? Esta perto da missa ser cumprida. Ainda tenho muito que aproveitar e aprender como também tenho tão pouco tempo. Brasil a saudade é grande só que às vezes se eu pudesse não voltaria, não porque te desprezo, mas porque o diferente me atrai a cada dia. Estou Voltando!! Pernambuco tuas praias belas que as deixei, meu frevo, meu cuscuz. Quero desfrutar! Canada estais me dando de um pouquinho que tens pra me oferecer e me enche o coração!!
Thank you very much!! This is a bit of my experience!!

Comentários

Postagens mais visitadas