DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO DISCUTE A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PERNAMBUCANA
APRESENTADA NO DIA DE HOJE 30/07/2015 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE DISCUTE A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO, NO AUDITÓRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPB.
A DISSERTAÇÃO FOI APRESENTADA PELO PROFESSOR EMANOEL LOURENÇO, MESTRANDO DA LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS EDUCACIONAIS. APROVADA E RECOMENDADA PARA PUBLICAÇÃO PELA BANCA EXAMINADORA COMPOSTA POR:
Profa. Dra. Maria Creusa de Araújo
Borges (PPGE/PPGCJ/UFPB) - Orientadora
Prof. Dr. Enoque Feitosa Sobreira Filho
(PPGCJ/UFPB) - Examinador externo
Prof. Dr. Jorge Fernando Hermida
Aveiro (UFPB) - Examinador interno
TÍTULO:
A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA
GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA EM PERNAMBUCO: DE UM PROGRAMA EXPERIMENTAL À
CONSOLIDAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE GESTÃO PARA RESULTADOS"
(Considerações da Banca Examinadora)
(Leitura da ata de aprovação)
(A famosa foto do corredor do PPGE na espera da decisão da Banca)
(Frutos da Terra para orientadora Maria Creusa)
(Frutos da Terra para prof. Enoque Feitosa)
(Frutos da Terra para prof Jorge Hermida)
(Frutos da Terra para o amigo Fred Cavalcanti)
(Confraternização)
Resumo
Esta
investigação examina a parceria público-privada na gestão da escola pública no
estado de Pernambuco, a qual se insere no contexto da reforma do aparelho do
Estado, cujo fundamento constitui as recomendações postas no Plano Diretor da
Reforma do Aparelho do Estado (1995). A pesquisa discute a concepção de
educação como um serviço não exclusivo e como essa lógica tem fomentado a
construção de um modelo de gestão para resultados nas escolas públicas, tendo
como referência a experiência desenvolvida no Ginásio Pernambucano. A
metodologia da pesquisa busca a relação entre o universal – o modo de produção
capitalista e as particularidades da presente conjuntura histórica – e o
singular, a política educacional. Por se
tratar de uma política educacional, a investigação generaliza a análise, pois a
referida política atinge a totalidade das escolas públicas pernambucanas. O
método fundamenta-se no materialismo histórico e dialético, com as devidas
releituras, para pensar o social no contexto contemporâneo. Compreende-se que a
análise marxista é a que faz uma crítica radical e sem celebrações ao
capitalismo. Trata-se de um referencial que assume um papel histórico na
construção de uma análise da realidade social. O corpus da pesquisa constitui-se de documentos produzidos pelo
governo estadual de Pernambuco, que estabelecem as bases legais para a
implantação da gestão para resultados no período de 2004 a 2014, em duas fases.
Na primeira, a ênfase encontra-se na parceria público-privada entre o Instituto
de Corresponsabilidade pela Educação e o Governo do Estado. Na segunda fase, na
constituição de mecanismos de responsabilização do diretor escolar, com o fim
de consolidar o gerencialismo na gestão da educação pernambucana. Além da
análise documental, que busca apreender as linhas gerais que sinalizam a
intencionalidade da política educacional estudada, recorre-se à entrevista
semiestruturada, na tentativa de compreender como o modelo de gestão para resultados, na lógica da
parceria público-privada, tem sido aplicado, concretamente, no cotidiano
escolar.
Palavras-chave: Parceria
Público-Privada, Gestão Escolar, Gestão para Resultados, Educação como um
Serviço não Exclusivo.
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