GINCANA DOS ESTUDANTES DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS - MACAPARANA PE
Regulamento
da gincana Creusa de Freitas 2015.
1
– DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 Este
regulamento dispõe sobre a organização da Gincana do Estudante da escola Creusa
de Freitas a ser realizada no dia 14 de outubro de 2015. Foi elaborado pela
Comissão Organizadora, especialmente instituída pela direção e coordenação da
escola.
1.2 A
gincana envolverá os alunos, professores e funcionários dos três turnos, sendo
as equipes formadas por alunos das turmas dos respectivos turnos.
1.3 O
evento será composto em sua totalidade por Comissão Organizadora, Comissão
Julgadora, equipe de apoio, Líderes de
equipes e Equipes competidoras.
1.4 É
de responsabilidade da Comissão Organizadora e dos Líderes de Equipe a ampla
divulgação deste edital
2
–
PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÕES
2.1 As
equipes competidoras serão compostas por até (30) trinta alunos devidamente
matriculados no 9º ano e no Ensino Médio e Normal Médio da escola e devem
conter membros de pelo menos dois turnos escolares.
2.2 Cada
equipe será identificada por uma cor, escolhida pelo líder no ato da inscrição.
Uma cor não pode ser usada por duas equipes. A opção será pela ordem de
inscrição.
2.3 Os
pais e responsáveis só poderão participar das tarefas quando solicitados para a
realização de alguma prova.
3
– OBJETIVOS
DA GINCANA
3.1 Estimular
o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a
fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a empreender e a transcender.
3.2 Promover
a integração entre estudantes, respeitando uns aos outros.
3.3 Desenvolver
o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora na formação
cidadã.
3.4 Exercitar
o espírito de liderança e participação.
4
–
DATA E LOCAIS DAS TAREFAS
4.1 A gincana será executada no dia 14
de outubro de 2015 nas dependências da escola ou em local previamente informado
pela comissão organizadora.
5
– APRESENTAÇÃO, EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS
5.1 O acompanhamento da execução das tarefas
relâmpago, conhecimento, torcida e atribuição de pontos estará sob
responsabilidade da Comissão Julgadora.
6
– AS TAREFAS
6.1 ARRECADAÇÃO DE MOEDAS DE 25 CENTAVOS
A equipe deve arrecadar
moedas de 25 centavos de real. As moedas devem ser entregues no início da
gincana aos fiscais designados pela comissão organizadora para se proceder a
contagem das mesmas. Cada equipe deverá indicar um membro para acompanhar a
contagem das moedas. O resultado será divulgado no final da gincana.
Pontuação: a pontuação
será atribuída na ordem de maior numero de moedas: 1º lugar 500 pontos; 2º
lugar 200 pontos e 3º lugar 100 pontos.
AS
MOEDAS NÃO SERÃO DEVOLVIDAS ÀS EQUIPES
6.2
ARRECADAÇÃO DE CHAMEQUINHOS
Cada equipe deverá
arrecadar chamequinhos (pacotes de 100 folhas de papel ofício).
Pontuação: Cada 100
folhas vale 100 pontos
AS
FOLHAS NÃO SERÃO DEVOLVIDAS ÀS EQUIPES
6.3 PARÓDIA COM O TEMA “VIOLÊNCIA NO ESPORTE”
Cada equipe apresentará
uma paródia com o tema “Violência no esporte”
A comissão julgadora
utilizará como critérios de avaliação: interpretação, letra e criatividade
Pontuação: 1º lugar 200
pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos.
6.4 Funcionário
disfarçado
Cada equipe deverá apresentar
um funcionário da escola disfarçado para a comissão julgadora descobrir quem é
o funcionário. A comissão julgadora terá uma única tentativa para descobrir.
A
pontuação será de 100 pontos para a equipe cujo
funcionário não for identificado.
6.
5 PROVA SURPRESA
6.6
CRIAÇÃO DE UM APARELHO TECNOLÓGICO/ EXPERIMENTAL QUE OFEREÇA BENEFÍCIO À
SOCIEDADE.
Cada equipe deverá
apresentar um aparelho tecnológico experimental e demonstrar os benefícios à
sociedade. A comissão julgadora avaliará a argumentação (exposição), relevância
e eficiência.
Pontuação: 1º lugar 200
pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos.
6.7
PASSA OU REPASSA
Cada equipe deverá
indicar um representante para responder perguntas referentes ao tema “Olimpíada”
de acordo com o material de estudos divulgado no blog “emanoel educação”. O
sorteio da ordem da prova para responder às perguntas será realizado antes da
prova.
Pontuação: 1º lugar 200
pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos.
6.8
PRODUÇÃO DE UM TEXTO ARGUMENTATIVO SOBRE A VIOLÊNCIA NO ESPORTE
Cada equipe produzirá
um texto argumentativo com o tema “Violência no esporte” com no mínimo 20
linhas e no máximo 30 linhas. O texto deve ser original, qualquer parte
reconhecida/ retirada da internet, o texto será desclassificado.
A comissão julgadora
utilizará como critério de avaliação: fidelidade ao tema, argumentação, domínio da norma padrão da língua
portuguesa;
Compreensão da proposta de redação.
Compreensão da proposta de redação.
O texto deverá ser entregue aos professores Edna e/ou Emanoel
até no máximo o dia 9 de outubro.
Pontuação: 1º lugar 200
pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos.
6.9
PROVA SURPRESA
6.10
DANÇA FOLCLÓRICA
Cada equipe apresentará
uma dança folclórica em tempo máximo de 5 minutos (carimbó, caboclinhos,
xaxado, maracatu, frevo e forró).
A comissão julgadora
avaliará: coreografia, figurino, música escolhida.
Pontuação: 1º lugar 200 pontos; 2º lugar 100
pontos e 3º lugar 50 pontos
6.11
CIRCUITO
Cada equipe indicará um
componente para executar o seguinte percurso: abrir um cadeado, montar um
quebra cabeças, abotoar uma blusa, encher uma garrafa com feijão, encher uma
bexiga até estourar (sem usar dedos ou unhas para estourar), comer uma maçã
dentro da água e encontrar um bombom na farinha. A pontuação será pelo menor
tempo.
Pontuação: 1º lugar 200
pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos.
6.12
ARTE COM PET
Cada equipe apresentará
uma arte com garrafa pet. A comissão julgadora avaliará a criatividade,
originalidade e beleza.
Pontuação: 1º lugar 200
pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos
6.13
PROVA SURPRESA
6.14
DESFILE REI E RAINHA DOS ESTUDANTES
Cada equipe apresentará
um casal para desfilar em traje esporte fino. Poderá, excepcionalmente, ser
alguém de fora da equipe, mas devem ser alunos da escola. A comissão julgará a
performance no desfile, trajes, beleza e simpatia.
Pontuação: 1º lugar 200
pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos
7
- PREMIAÇÃO
As equipes vencedoras
serão as que somarem o maior número de pontos, 1º, 2º e 3º lugares.
A equipe vencedora
ganhará uma viagem a ser definida com a equipe, organizada pela comissão
organizadora.
8 – COMISSÃO
ORGANIZADORA
Diretora: Maria José
Nascimento – Apoio Pedagógico: Edna G. Brito – Educador de Apoio: Emanoel
Lourenço – Prof. Ed. Física: Katarine Lacerda – Prof. Genésia
Atribuições: preparar o
regulamento e as tarefas; divulgar o cronograma; orientar as equipes; realizar
as inscrições; Convocar reuniões; selecionar e convidar os jurados; divulgar o
resultado final da gincana; organizar a premiação.
9 – Comissão julgadora
Atribuições: determinar
a pontuação a ser dada ou retirada das equipes (caso haja infração do
regulamento); avaliar a atividade desenvolvida pelas equipes atribuindo notas
de acordo com seu julgamento.
10
– LÍDERES DE EQUIPES
Atribuições: manter a
equipe a par de tudo que está no regulamento e delegar funções na equipe; conhecer
as provas e as regras; animar a equipe; criar um grito de guerra com a equipe; realizar
a inscrição da equipe; respeitar e fazer respeitar o regulamento da gincana.
11
– PENALIDADES
As equipes poderão ser
punidas se:
a)
Ultrapassar o limite de tempo das provas
b)
Atrapalhar as equipes concorrentes
c)
Ocorrer comportamento inadequado ou
antidesportivo que fira o regulamento e as normas da escola
d)
Desrespeitar colegas ou professores/
funcionários da escola
Obs: Não será
permitido uso de roupas transparentes, barriga de fora, minissaias, shorts
curtos pelos integrantes da equipe.
O aluno que
estiver cumprindo medida disciplinar no período da gincana não poderá
participar da equipe ou da premiação.
12
– DISPOSIÇÕES FINAIS
A participação na
gincana, necessariamente, implica no aceite integral e irrevogável de todos os
termos do regulamento.
Macaparana, 17
de setembro de 2015.
Comissão
organizadora
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