GINCANA DOS ESTUDANTES DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS - MACAPARANA PE





Regulamento da gincana Creusa de Freitas 2015.
1 – DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1    Este regulamento dispõe sobre a organização da Gincana do Estudante da escola Creusa de Freitas a ser realizada no dia 14 de outubro de 2015. Foi elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente instituída pela direção e coordenação da escola.
1.2    A gincana envolverá os alunos, professores e funcionários dos três turnos, sendo as equipes formadas por alunos das turmas dos respectivos turnos.
1.3    O evento será composto em sua totalidade por Comissão Organizadora, Comissão Julgadora, equipe de apoio, Líderes  de equipes e Equipes competidoras.
1.4    É de responsabilidade da Comissão Organizadora e dos Líderes de Equipe a ampla divulgação deste edital

2          – PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÕES
2.1    As equipes competidoras serão compostas por até (30) trinta alunos devidamente matriculados no 9º ano e no Ensino Médio e Normal Médio da escola e devem conter membros de pelo menos dois turnos escolares.
2.2    Cada equipe será identificada por uma cor, escolhida pelo líder no ato da inscrição. Uma cor não pode ser usada por duas equipes. A opção será pela ordem de inscrição.
2.3    Os pais e responsáveis só poderão participar das tarefas quando solicitados para a realização de alguma prova.

3          OBJETIVOS DA GINCANA
3.1    Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a empreender e a transcender.
3.2    Promover a integração entre estudantes, respeitando uns aos outros.
3.3    Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora na formação cidadã.
3.4    Exercitar o espírito de liderança e participação.

4          – DATA E LOCAIS DAS TAREFAS

4.1 A gincana será executada no dia 14 de outubro de 2015 nas dependências da escola ou em local previamente informado pela comissão organizadora.
5 – APRESENTAÇÃO, EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS
5.1 O acompanhamento da execução das tarefas relâmpago, conhecimento, torcida e atribuição de pontos estará sob responsabilidade da Comissão Julgadora.
6 – AS TAREFAS
6.1  ARRECADAÇÃO DE MOEDAS DE 25 CENTAVOS
A equipe deve arrecadar moedas de 25 centavos de real. As moedas devem ser entregues no início da gincana aos fiscais designados pela comissão organizadora para se proceder a contagem das mesmas. Cada equipe deverá indicar um membro para acompanhar a contagem das moedas. O resultado será divulgado no final da gincana.
Pontuação: a pontuação será atribuída na ordem de maior numero de moedas: 1º lugar 500 pontos; 2º lugar 200 pontos e 3º lugar 100 pontos.
AS MOEDAS NÃO SERÃO DEVOLVIDAS ÀS EQUIPES
6.2  ARRECADAÇÃO DE CHAMEQUINHOS
Cada equipe deverá arrecadar chamequinhos (pacotes de 100 folhas de papel ofício).
Pontuação: Cada 100 folhas vale 100 pontos
AS FOLHAS NÃO SERÃO DEVOLVIDAS ÀS EQUIPES

6.3 PARÓDIA COM O TEMA “VIOLÊNCIA NO ESPORTE”
Cada equipe apresentará uma paródia com o tema “Violência no esporte”
A comissão julgadora utilizará como critérios de avaliação: interpretação, letra e criatividade
Pontuação: 1º lugar 200 pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos.

6.4 Funcionário disfarçado
Cada equipe deverá apresentar um funcionário da escola disfarçado para a comissão julgadora descobrir quem é o funcionário. A comissão julgadora terá uma única tentativa para descobrir.
A pontuação será de 100 pontos para a equipe cujo funcionário não for identificado.
6. 5 PROVA SURPRESA
6.6 CRIAÇÃO DE UM APARELHO TECNOLÓGICO/ EXPERIMENTAL QUE OFEREÇA BENEFÍCIO À SOCIEDADE.
Cada equipe deverá apresentar um aparelho tecnológico experimental e demonstrar os benefícios à sociedade. A comissão julgadora avaliará a argumentação (exposição), relevância e eficiência.    
Pontuação: 1º lugar 200 pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos.

6.7 PASSA OU REPASSA
Cada equipe deverá indicar um representante para responder perguntas referentes ao tema “Olimpíada” de acordo com o material de estudos divulgado no blog “emanoel educação”. O sorteio da ordem da prova para responder às perguntas será realizado antes da prova.
Pontuação: 1º lugar 200 pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos.

6.8 PRODUÇÃO DE UM TEXTO ARGUMENTATIVO SOBRE A VIOLÊNCIA NO ESPORTE
Cada equipe produzirá um texto argumentativo com o tema “Violência no esporte” com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. O texto deve ser original, qualquer parte reconhecida/ retirada da internet, o texto será desclassificado.
A comissão julgadora utilizará como critério de avaliação: fidelidade ao tema, argumentação, domínio da norma padrão da língua portuguesa;
 Compreensão da proposta de redação.
O texto deverá ser entregue aos professores Edna e/ou Emanoel até no máximo o dia 9 de outubro.
Pontuação: 1º lugar 200 pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos.

6.9 PROVA SURPRESA

6.10 DANÇA FOLCLÓRICA
Cada equipe apresentará uma dança folclórica em tempo máximo de 5 minutos (carimbó, caboclinhos, xaxado, maracatu, frevo e forró).
A comissão julgadora avaliará: coreografia, figurino, música escolhida.
 Pontuação: 1º lugar 200 pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos

6.11 CIRCUITO
Cada equipe indicará um componente para executar o seguinte percurso: abrir um cadeado, montar um quebra cabeças, abotoar uma blusa, encher uma garrafa com feijão, encher uma bexiga até estourar (sem usar dedos ou unhas para estourar), comer uma maçã dentro da água e encontrar um bombom na farinha. A pontuação será pelo menor tempo.
Pontuação: 1º lugar 200 pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos.
6.12 ARTE COM PET
Cada equipe apresentará uma arte com garrafa pet. A comissão julgadora avaliará a criatividade, originalidade e beleza. 
Pontuação: 1º lugar 200 pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos

6.13 PROVA SURPRESA
6.14 DESFILE REI E RAINHA DOS ESTUDANTES
Cada equipe apresentará um casal para desfilar em traje esporte fino. Poderá, excepcionalmente, ser alguém de fora da equipe, mas devem ser alunos da escola. A comissão julgará a performance no desfile, trajes, beleza e simpatia.
Pontuação: 1º lugar 200 pontos; 2º lugar 100 pontos e 3º lugar 50 pontos
7  - PREMIAÇÃO 
As equipes vencedoras serão as que somarem o maior número de pontos, 1º, 2º e 3º lugares.
A equipe vencedora ganhará uma viagem a ser definida com a equipe, organizada pela comissão organizadora.
8 – COMISSÃO ORGANIZADORA
Diretora: Maria José Nascimento – Apoio Pedagógico: Edna G. Brito – Educador de Apoio: Emanoel Lourenço – Prof. Ed. Física: Katarine Lacerda – Prof. Genésia
Atribuições: preparar o regulamento e as tarefas; divulgar o cronograma; orientar as equipes; realizar as inscrições; Convocar reuniões; selecionar e convidar os jurados; divulgar o resultado final da gincana; organizar a premiação.
9 – Comissão julgadora
Atribuições: determinar a pontuação a ser dada ou retirada das equipes (caso haja infração do regulamento); avaliar a atividade desenvolvida pelas equipes atribuindo notas de acordo com seu julgamento.
10 – LÍDERES DE EQUIPES
Atribuições: manter a equipe a par de tudo que está no regulamento e delegar funções na equipe; conhecer as provas e as regras; animar a equipe; criar um grito de guerra com a equipe; realizar a inscrição da equipe; respeitar e fazer respeitar o regulamento da gincana.
11 – PENALIDADES
As equipes poderão ser punidas se:
a)      Ultrapassar o limite de tempo das provas
b)      Atrapalhar as equipes concorrentes
c)      Ocorrer comportamento inadequado ou antidesportivo que fira o regulamento e as normas da escola
d)     Desrespeitar colegas ou professores/ funcionários da escola

Obs: Não será permitido uso de roupas transparentes, barriga de fora, minissaias, shorts curtos pelos integrantes da equipe.
O aluno que estiver cumprindo medida disciplinar no período da gincana não poderá participar da equipe ou da premiação.

12 – DISPOSIÇÕES FINAIS
A participação na gincana, necessariamente, implica no aceite integral e irrevogável de todos os termos do regulamento.

Macaparana, 17 de setembro de 2015.
Comissão organizadora

 


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