Estudantes da escola Creusa de Freitas preparam recepção para os colegas
Escola Creusa de Freitas Cavalcanti 2016
Atividades para o primeiro dia de aula (todas as
turmas)
1º momento:
Recepção aos estudantes no galpão
2º momento: na
sala de aula com professor ou monitor
1º atividade: dinâmica de entrosamento:
Um garotinho chamado amor
Fazer gestos cada vez que na história aparecer as seguintes palavras: (escrever
no quadro:)
PAZ - APERTO DE MÃO / AMOR- UM ABRAÇO
GARRA- TROCA DE LUGAR
SORRISO- GARGALHADA/ BEM VINDOS-PALMAS
ler compassadamente a história:
Era uma vez um garotinho chamado AMOR. O AMOR sonhava sempre com a PAZ. Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO. E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita garra: sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber?
Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM – VINDOS!
--------------2ª atividade: ÁRVORE DOS SONHOS----------
PAZ - APERTO DE MÃO / AMOR- UM ABRAÇO
GARRA- TROCA DE LUGAR
SORRISO- GARGALHADA/ BEM VINDOS-PALMAS
ler compassadamente a história:
Era uma vez um garotinho chamado AMOR. O AMOR sonhava sempre com a PAZ. Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO. E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita garra: sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber?
Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM – VINDOS!
--------------2ª atividade: ÁRVORE DOS SONHOS----------
1 - Distribua a folha para cada aluno.
- Na folha da árvore: escrever um sonho, um desejo, um objetivo ou um projeto de vida que pretende realizar.
Uma boa parte dos alunos afirmará que não sabe o que escrever. Isto acontece porque muita gente não tem visão de futuro, não projeta algo para suas vidas. Comece a dar exemplos: obter aprovação no vestibular, comprar a casa própria, participar de um curso, comprar um objeto, passar num concurso etc.
- Na folha da árvore: escrever um sonho, um desejo, um objetivo ou um projeto de vida que pretende realizar.
Uma boa parte dos alunos afirmará que não sabe o que escrever. Isto acontece porque muita gente não tem visão de futuro, não projeta algo para suas vidas. Comece a dar exemplos: obter aprovação no vestibular, comprar a casa própria, participar de um curso, comprar um objeto, passar num concurso etc.
- Realizar a socialização dos projetos de vida e ir colando as folhas no
tronco da árvore.
-Refletir acerca da necessidade de cuidar da arvore dos sonhos (projetos
de vida) para que haja frutos.
OBS: cada sala terá apenas um tronco para todas as turmas que nela estudam.
3ª atividade: Reflexão do texto “A
escola – Paulo Freire”
(copiar no quadro):
"Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."
"Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."
Refletir sobre o texto expressando entendimento sobre a escola descrita
por Paulo Freire e a escola Creusa de Freitas.
---------------- 4ª ATIVIDADE
--------------------------------
Para o 6º ano, realizar uma excursão pela escola e pedir que os alunos
descrevam o ambiente observado.
Para as demais turmas: Criar um
painel (cartolina)
Nessa escola:
O
que mais gosto
|
O
que não gosto
|
Como
melhorar
|
5ª atividade: Entregar um texto a cada aluno e discutir as
orientações
Orientações para que você possa ter um
bom desempenho escolar:
»1 Crie um horário de estudo diário para revisar
as matérias do dia. Não deixe pra estudar tudo no dia anterior a prova.
» 2 Estude num lugar calmo e sem barulho. Música durante o estudo? Só se for música calma e em volume baixo.
» 3 Procure esclarecer todas as dúvidas com o professor durante as aulas ou dias de reforço.
»4 Alimente-se antes de ir ao colégio. Com fome fica mais difícil aprender.
»5 Procure desenvolver todas as atividades propostas pelos professores e participar dos trabalhos.
» 6 - Realize atividades físicas, pois uma boa saúde corporal é fundamental para um bom desempenho na escola.
» 7 - Procure dormir no mínimo 8 horas por dia para não ter sono durante as aulas.
» 8 - Acompanhe os telejornais e leia revistas e jornais. Um aluno atualizado sempre tem um bom desempenho no colégio.
» 9 - Use e abuse das leituras, pois só assim você irá aumentar seu vocabulário e entender melhor os textos.
»10 - Aproveite bem as férias e feriados. O lazer é fundamental para recarregar as baterias e chegar disposto ao colégio.
» Procure ter uma vida agradável no colégio, faça amigos e aproveite as atividades extraclasses.
» 2 Estude num lugar calmo e sem barulho. Música durante o estudo? Só se for música calma e em volume baixo.
» 3 Procure esclarecer todas as dúvidas com o professor durante as aulas ou dias de reforço.
»4 Alimente-se antes de ir ao colégio. Com fome fica mais difícil aprender.
»5 Procure desenvolver todas as atividades propostas pelos professores e participar dos trabalhos.
» 6 - Realize atividades físicas, pois uma boa saúde corporal é fundamental para um bom desempenho na escola.
» 7 - Procure dormir no mínimo 8 horas por dia para não ter sono durante as aulas.
» 8 - Acompanhe os telejornais e leia revistas e jornais. Um aluno atualizado sempre tem um bom desempenho no colégio.
» 9 - Use e abuse das leituras, pois só assim você irá aumentar seu vocabulário e entender melhor os textos.
»10 - Aproveite bem as férias e feriados. O lazer é fundamental para recarregar as baterias e chegar disposto ao colégio.
» Procure ter uma vida agradável no colégio, faça amigos e aproveite as atividades extraclasses.
---------------INFORMES
FINAIS ----------------------------
A Escola
Creusa de Freitas deseja a tod@s muito sucesso nos estudos!
Comentários
Postar um comentário