VOLTA ÀS AULAS EJB 2017
A VOLTA ÀS AULAS NA EJB ACONTECEU NO DIA 03 DE FEVEREIRO E CONTOU COM UMA RECEPÇÃO ANIMADA COM MÚSICAS CARNAVALESCAS. ALÉM DISSO, CADA AULA CONTOU COM UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PARA PROVOCAR A DISCUSSÃO DE IDEIAS, A MOTIVAÇÃO E O ENTROSAMENTO.
PROPOSTA DE ATIVIDADES
PARA RECEPÇÃO AOS ALUNOS EJB 2017
1ª AULA: BOAS VINDAS NO GALPÃO
Exibição de
vídeo motivacional ou apresentação de Rildo
********************************************
2ª AULA: ENTREVISTA
Objetivo: despertar confiança em si, no grupo e respeitar
a individualidade.
Material: folha ofício e caneta.
Procedimento: O facilitador distribuirá folha ofício e caneta
para cada integrante do grupo. Explica a todos que serão instigados a responder
uma entrevista. Cada um terá a função de entrevistador e entrevistado em
cada dupla. A entrevista será baseada nas seguintes perguntas que estarão
expostas no quadro:
1) O que mais lhe deixa feliz?
2) O que mais lhe deixa triste?
3) Qual a profissão que você mais admira?
4) Qual a
pessoa que você mais admira e por quê?
5) Que recado você deixaria ao grupo quanto à
importância da confiança?
Após, todos sentados em círculo, cada um irá ao
centro e apresentará o seu colega ao grupo baseado nas respostas que obteve. O
facilitador deverá propiciar um momento de reflexão intervindo quando houver necessidade.
********************************************
3ª AULA: 7º
ANO discussão sobre as normas da escola.
(IMPRESSO)/ 3º ANO orientação
sobre o enem (IMPRESSO)
8º AO 2º ANO – Dividir
a turma em dois ou 4 grupos e realizar uma pequena gincana de desafios mentais:
A palavra “lógica”
vem do grego logos, que significa “palavra, fala ou razão”. Alguns de
nós chegam a conclusões pelo caminho do detetive, observando as evidências e
informações disponíveis e avaliando as opções. Outros são mais instintivos. Os
dois tipos de raciocínio encontrarão desafios nos problemas a seguir, os quais
melhorarão sua capacidade de análise e raciocínio.
1 - Enigma da água
A primeira está em hídrico, mas não em aquoso.A segunda em maré, mas não em moroso.
A terceira em timão, mas nunca no leme.
A quarta em colete, bem como em sirene.
O que sou eu, então, ante o mar perigoso?
Resposta: IATE
2 - Condenado?
Um assassino é condenado à morte e tem de escolher entre três salas: a primeira está tomada por labaredas furiosas, a segunda cheia de assassinos armados e a terceira repleta de leões que não comem há meses. Qual sala é mais segura para ele?
Resposta: A
terceira. Leões que não comem há meses já estão mortos.
3 - Um dos
elementos relacionados abaixo não está de acordo com os demais do grupo.
a)Ameixa
b)Maracujá c)Manga d) Pitomba
e) Abacate
Resposta: : O Maracujá possui mais de uma
semente.
4 - Maria tinha alguns
biscoitos. Ela comeu dois e deu dois à irmã. Depois deu metade do que sobrou ao
irmão. Se o irmão ficou com 5 biscoitos, quantos tinha Maria no início?
a)12 Biscoitos b)14 Biscoitos c ) 19 Biscoitos d)20
Biscoitos e) 22 Biscoitos
Resposta: 14 Biscoitos Explicação: 2+2=4. Metade de 10=5.
Total=14
5 - Dentre os itens
abaixo, qual aquele que pode ser considerado um intruso?
a)Vaca b)Gato c)Hiena d)Leão
e) Lobo Guará
Resposta:
vaca - animal herbívoro
6 - "Amigo" está para "Inimigo" assim
como "Alegria" está para:
a) Sonho b)Risos c) Felicidade d) Triste e) Tristeza
Resposta:
tristeza
7- AMOR está para
ROMA assim como 5232 está para:
a)
2523 b) 2325 c) 3252 d)
3225 e5223
Resposta: b
8 - O
professor de matemática, no primeiro dia de aula, apostou que, entre
os alunos daquela classe, pelo menos dois fariam aniversário no mesmo dia
do mês. O professor tinha certeza de que ganharia a
aposta, pois naquela classe o número de alunos era maior ou
igual a:
a) 15 b) 32
c) 28 d) 31
e) 30
Resposta: (b) Nessa questão, para você ter certeza de que
o professor ia ganhar a aposta, precisamos ter 32 alunos na
classe. Pois se tivermos apenas 31 alunos, cada um pode fazer aniversário
num dia do mês e não repetir ninguém. Se tivermos mais um aluno, ou seja
32, esse último terá que fazer aniversário no mesmo dia que um
dos outros 31.
*******************************************
4ª AULA: Protagonismo Juvenil
Conversar um
pouco sobre a importância de os jovens assumirem a responsabilidade por suas
vidas e serem protagonistas dela.
O termo
“Protagonismo” é a palavra-chave para a conceituação de um movimento que
preconiza um novo papel para o adolescente, possibilitando que ele se torne ator
importante na construção de uma sociedade mais justa, harmônica e solidária. O
protagonismo pode ser compreendido com
alternativa eficaz na educação para a corresponsabilidade na construção do bem
comum e como estratégia pedagógica de estímulo ao envolvimento do jovem em
atividades que ultrapassam os limites dos seus interesses individuais e
familiares, seja em escolas, igrejas, clubes, associações, organizações
não-governamentais, campanhas outros espaços de participação.
O jovem
Protagonista é aquele que influi, especialmente através de ações concretas, não
apenas nos acontecimentos que afetam sua vida diretamente, mas a vida daqueles
com os quais convive. Ao estimular o desenvolvimento do Protagonismo Juvenil, a
escola contribui para a formação de uma nova geração de adolescentes atuantes,
agentes de profundas transformações que
a sociedade contemporânea exige. Assim, jovem a passa a ser ator principal de sua história, do seu
desenvolvimento.
Montar 3 grupos
e distribuir as fichas aleatoriamente. Colocar no quadro o título de cada
grupo. Solicitar aos estudantes que apresentem suas fichas e encaixem nas
características do grupo.
O jovem
autônomo, solidário e competente.
Grupo 1: Jovem autônomo:
Capaz de avaliar e decidir; Capaz de
interferir em sua aprendizagem; Capaz de assumir riscos e responsabilidade
pelas suas ações; Capaz de tomar decisões e ter iniciativas para mudar o
lugar onde vive.
Grupo
2: Jovem solidário:
Capaz de envolver-se com parte da solução e
não como parte do problema, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e
compromisso; Capaz de promover seu próprio desenvolvimento e o da sociedade
em posição de igualdade com os outros atores sociais; Capaz de atuar como
voluntário, como promotor de ações sociais; Capaz de atuar como multiplicador
de conhecimentos adquiridos.
Grupo
3: Jovem Competente:
Preparado para
compreender as características e exigências do novo mundo do trabalho;
Detentor das habilidades básicas e da gestão requeridas para um bom desempenho;
Aptos para a aquisição das habilidades específicas requeridas pela opção que
abraçar.
*********************************************
5ª
AULA: Bingo dos nomes
Passos
1- Distribuir um pequeno pedaço de
papel e pedir que o estudante escreva o nome (Ex Manoel). Recolher e coloca num
saquinho ou caixa
2- Distribui para cada um uma folha
de bingo e dar um tempo para que
preencham o bingo com o nome de colegas da sala de caneta.
3- Quando todos tiverem preenchido o a cartela com os
nomes, começa a chamar o bingo com os papéis do saquinho. O primeiro a encher a
cartela ganha o prêmio.
*********************************************
ATIVIDADE EXTRA:
Objetivo:
Apresentação nos grupos; conhecimento mútuo; a importância de cada um assumir
a sua parte na vida.
|
Material: Um rolo (novelo) de fio ou lã.
Descrição: Dispor os participantes em círculo.
O coordenador toma nas mãos um novelo (rolo, bola)
de cordão ou lã. Em seguida prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mão.
Pedir para as pessoas que apresentem brevemente suas expectativas para o ano letivo que se inicia, logo depois joga o novelo para uma das pessoas à sua frente.
Assim se dará sucessivamente, até que todos do grupo falem. Como cada um atirou o novelo adiante, no final haverá no interior do círculo uma verdadeira teia de fios que os une uns aos outros.
Descrição: Dispor os participantes em círculo.
O coordenador toma nas mãos um novelo (rolo, bola)
de cordão ou lã. Em seguida prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mão.
Pedir para as pessoas que apresentem brevemente suas expectativas para o ano letivo que se inicia, logo depois joga o novelo para uma das pessoas à sua frente.
Assim se dará sucessivamente, até que todos do grupo falem. Como cada um atirou o novelo adiante, no final haverá no interior do círculo uma verdadeira teia de fios que os une uns aos outros.
Pesquisa
e organização: Emanoel Lourenço – 2017
Comentários
Postar um comentário