VOLTA ÀS AULAS EJB 2017


A VOLTA ÀS AULAS NA EJB ACONTECEU NO DIA 03 DE FEVEREIRO E CONTOU COM UMA RECEPÇÃO ANIMADA COM MÚSICAS CARNAVALESCAS. ALÉM  DISSO, CADA AULA CONTOU COM UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PARA PROVOCAR A DISCUSSÃO DE IDEIAS, A MOTIVAÇÃO E O ENTROSAMENTO.











PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA RECEPÇÃO AOS ALUNOS EJB 2017



1ª AULA:  BOAS VINDAS NO GALPÃO
Exibição de vídeo motivacional ou apresentação de Rildo
********************************************
2ª AULA: ENTREVISTA
Objetivo: despertar confiança em si, no grupo e respeitar a individualidade.
Material: folha ofício e caneta.
Procedimento: O facilitador distribuirá folha ofício e caneta para cada integrante do grupo. Explica a todos que serão instigados a responder uma entrevista.  Cada um terá a função de entrevistador e entrevistado em cada dupla. A entrevista será baseada nas seguintes perguntas que estarão expostas no quadro:
1) O que mais lhe deixa feliz?  
2) O que mais lhe deixa triste?
3) Qual a profissão que você mais admira?
 4) Qual a pessoa que você mais admira e por quê?
5) Que recado você deixaria ao grupo quanto à importância da confiança?
Após, todos sentados em círculo, cada um irá ao centro e apresentará o seu colega ao grupo baseado nas respostas que obteve. O facilitador deverá propiciar um momento de reflexão intervindo quando houver necessidade.
********************************************
3ª AULA: 7º ANO discussão sobre as normas da escola.   (IMPRESSO)/ 3º ANO orientação sobre o enem (IMPRESSO)
8º AO 2º ANO – Dividir a turma em dois ou 4 grupos e realizar uma pequena gincana de desafios mentais:
A palavra “lógica” vem do grego logos, que significa “palavra, fala ou razão”. Alguns de nós chegam a conclusões pelo caminho do detetive, observando as evidências e informações disponíveis e avaliando as opções. Outros são mais instintivos. Os dois tipos de raciocínio encontrarão desafios nos problemas a seguir, os quais melhorarão sua capacidade de análise e raciocínio.

1 - Enigma da água

A primeira está em hídrico, mas não em aquoso.
A segunda em maré, mas não em moroso.
A terceira em timão, mas nunca no leme.
A quarta em colete, bem como em sirene.
O que sou eu, então, ante o mar perigoso?

Resposta:  IATE

2 - Condenado?

Um assassino é condenado à morte e tem de escolher entre três salas: a primeira está tomada por labaredas furiosas, a segunda cheia de assassinos armados e a terceira repleta de leões que não comem há meses. Qual sala é mais segura para ele?

Resposta: A terceira. Leões que não comem há meses já estão mortos.
3 - Um dos elementos relacionados abaixo não está de acordo com os demais do grupo.
a)Ameixa  b)Maracujá   c)Manga  d) Pitomba  e) Abacate
Resposta: : O Maracujá possui mais de uma semente.
4 - Maria tinha alguns biscoitos. Ela comeu dois e deu dois à irmã. Depois deu metade do que sobrou ao irmão. Se o irmão ficou com 5 biscoitos, quantos tinha Maria no início?
a)12 Biscoitos     b)14 Biscoitos    c ) 19  Biscoitos                d)20 Biscoitos    e) 22 Biscoitos
Resposta: 14 Biscoitos  Explicação: 2+2=4. Metade de 10=5. Total=14
5 - Dentre os itens abaixo, qual aquele que pode ser considerado um intruso?
a)Vaca    b)Gato   c)Hiena  d)Leão  e) Lobo Guará
Resposta: vaca  - animal herbívoro
6 - "Amigo" está para "Inimigo" assim como "Alegria" está para:
a) Sonho  b)Risos     c)  Felicidade   d) Triste  e) Tristeza
Resposta: tristeza
7- AMOR está para ROMA assim como 5232 está para:
a)       2523   b) 2325  c) 3252    d) 3225    e5223
Resposta: b
8 -  O professor de matemática, no primeiro dia de aula, apostou que, entre os alunos daquela classe, pelo menos dois fariam aniversário no mesmo dia do mês. O professor tinha certeza de que ganharia a aposta, pois naquela classe o número de alunos era maior ou igual a:
a) 15     b) 32     c) 28     d) 31     e) 30     
Resposta: (b)  Nessa questão, para você ter certeza de que o professor ia ganhar a aposta, precisamos ter 32 alunos na classe. Pois se tivermos apenas 31 alunos, cada um pode fazer aniversário num dia do mês e não repetir ninguém. Se tivermos mais um aluno, ou seja 32, esse último terá que fazer aniversário no mesmo dia que um dos outros 31.
 *******************************************
4ª AULA: Protagonismo Juvenil
Conversar um pouco sobre a importância de os jovens assumirem a responsabilidade por suas vidas e serem protagonistas dela.
O termo “Protagonismo” é a palavra-chave para a conceituação de um movimento que preconiza um novo papel para o adolescente, possibilitando que ele se torne ator importante na construção de uma sociedade mais justa, harmônica e solidária. O protagonismo pode ser  compreendido com alternativa eficaz na educação para a corresponsabilidade na construção do bem comum e como estratégia pedagógica de estímulo ao envolvimento do jovem em atividades que ultrapassam os limites dos seus interesses individuais e familiares, seja em escolas, igrejas, clubes, associações, organizações não-governamentais, campanhas outros espaços de participação.
O jovem Protagonista é aquele que influi, especialmente através de ações concretas, não apenas nos acontecimentos que afetam sua vida diretamente, mas a vida daqueles com os quais convive. Ao estimular o desenvolvimento do Protagonismo Juvenil, a escola contribui para a formação de uma nova geração de adolescentes atuantes, agentes de profundas  transformações que a sociedade contemporânea exige. Assim, jovem a passa a ser ator  principal de sua história, do seu desenvolvimento.
Montar 3 grupos e distribuir as fichas aleatoriamente. Colocar no quadro o título de cada grupo. Solicitar aos estudantes que apresentem suas fichas e encaixem nas características do grupo.
O jovem autônomo, solidário e competente.

Grupo 1: Jovem autônomo:
  Capaz de avaliar e decidir;  Capaz de interferir em sua aprendizagem;  Capaz de assumir riscos e responsabilidade pelas suas ações;  Capaz de tomar decisões e ter iniciativas para mudar o lugar onde vive.
 Grupo 2: Jovem solidário:
  Capaz de envolver-se com parte da solução e não como parte do problema, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso;  Capaz de promover seu próprio desenvolvimento e o da sociedade em posição de igualdade com os outros atores sociais;  Capaz de atuar como voluntário, como promotor de ações sociais;  Capaz de atuar como multiplicador de conhecimentos adquiridos.
 Grupo 3: Jovem Competente:
 Preparado para compreender as características e exigências do novo mundo do trabalho;  Detentor das habilidades básicas e da gestão requeridas para um bom desempenho;  Aptos para a aquisição das habilidades específicas requeridas pela opção que abraçar.
*********************************************
5ª AULA:  Bingo dos nomes

Passos
1- Distribuir um pequeno pedaço de papel e pedir que o estudante escreva o nome (Ex Manoel). Recolher e coloca num saquinho ou caixa
2- Distribui para cada um uma folha de bingo e dar  um tempo para que preencham o bingo com o nome de colegas da sala de caneta.
 3- Quando todos tiverem preenchido o a cartela com os nomes, começa a chamar o bingo com os papéis do saquinho. O primeiro a encher a cartela ganha o prêmio.



*********************************************
ATIVIDADE EXTRA:             
Objetivo: Apresentação nos grupos; conhecimento mútuo; a importância de cada um assumir a sua parte na vida.
Material: Um rolo (novelo) de fio ou lã.

Descrição:
Dispor os participantes em círculo.

O coordenador toma nas mãos um novelo (rolo, bola)
de cordão ou lã. Em seguida prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mão.

Pedir para as pessoas que apresentem brevemente suas expectativas para o ano letivo que se inicia, logo depois joga o novelo para uma das pessoas à sua frente.

Assim se dará sucessivamente, até que todos do grupo falem. Como cada um atirou o novelo adiante, no final haverá no interior do círculo uma verdadeira teia de fios que os une uns aos outros.


Pesquisa e organização: Emanoel Lourenço – 2017

Comentários

Postagens mais visitadas