APRENDENDO A SER PAI


Hoje é dia dos pais, não tenho meu vivo, mas sei que em mim ele vive feliz e infelizmente.  Meu pai não era nenhum herói, personagem importante e ou pessoa presente, como a maioria,  por sinal.  Ele era uma pessoa comum, distante, arrogante até. Talvez por isso eu pareça tanto com ele.  Tivemos nossos problemas, muitas vezes em silêncio, mas o tempo.....Ah esse remédio que a vida nos dá.... o tempo ajudou a nos aproximar quando eu mais precisava dele.
Precisava? Como assim? Na minha vida fez bastante falta um pai presente, me senti só inúmeras vezes, mas era um bom filho, não lhes dei “desgosto”. No entanto, aprendi algo muito importante: a capacidade do perdão. Não foi fácil, confesso. Mas mesmo assim aprendi a perdoar meu pai por toda ausência. A receita para isso foi simples, mas não foi fácil. Procurei compreender as razões dele para agir daquela forma. Descobri que quem não teve amor, não poderia dar amor. Eu estava cobrando demais de quem não poderia me pagar nada.
Com o tempo me acostumei a viver sem ele, quero dizer, passei a viver com ele dia e noite. Percebi que, apesar de não me parecer fisicamente, eu era interiormente muito parecido com ele. Às vezes, tenho que me controlar muito para não ser ele.  Apesar disso, eu descobri algo muito importante: EU ERA CAPAZ DE AMÁ-LO.
Nos últimos dias de sua vida, pude dar comida em sua boca, banho e trocar suas fraudas. Algo que ele nunca fez por mim. Ora, no final de tudo os papéis se inverteram e eu pude ser um bom pai para ele.  
Ainda não tenho filhos, mas acredito que serei um bom pai. E acreditem, de alguma forma aprendi isso com meu pai.
Por isso: SEJA UM BOM FILHO, MESMO QUE SEU PAI NÃO MEREÇA, POIS UM DIA VOCÊ PODERÁ SER PAI OU MÃE E PODERÁ FAZER BEM O SEU PAPEL.
HAPPY FATHER’S DAY!

Comentários

Postagens mais visitadas