MOTOCICLISTA E CIDADANIA








Escola Creusa de Freitas Cavalcanti    Macaparana PE
Projeto motociclista e cidadania no trânsito
Objetivos:

·          Contribuir para uma mudança de postura com relação ao comportamento no trânsito;
·          Sensibilizar sobre a forma correta de pilotagem com prudência  e amor à vida.
Público – alvo: estudantes e educadores da escola
Proponentes: estudantes e professores da EJAI
Culminância da 1ª fase: dia 13 de junho 2013
Atividades a serem realizadas:
Etapas:
1)       Levantamento dos conhecimentos prévios com os estudantes envolvidos. Apresentação da proposta de trabalho.
2)       Estudo da cartilha sobre o tema.
3)       Organização da exposição
4)       Exposição  (Sala temática para visitação durante o dia todo)
5)       Avaliação e publicação das evidências e melhores textos

Organograma da exposição
Turmas
Temática
Responsáveis
3ª fase
Mural de fotos sobre acidentes no trânsito
Edna e Rejane
4ª fase A e B
Mural de fotos “Amigos que perdi” / homenagem
Allan “A”
Evaldo “B”
1º módulo A e B
Primeiros socorros / exposição de materiais necessários
Rosilene e Marli
3º módulo  A e B
Direção defensiva / exposição de materiais necessários
Emília e Sevé
1º e 2º ano
Produção de cartazes e uma faixa sobre a temática
Aderivalda e Rochana
3º ano
Pesquisa e produção de textos argumentativos sobre o tema
Rogério

Panfletagem nos pontos de moto da cidade  



 AUTOR: EMANOEL LOURENÇO

Outras sugestões(VIA INTERNET)
A) PORTUGUÊS
- Leitura de textos sobre trânsito,
- Elaboração de redações e poesias com essa temática,
- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados,
- Pesquisas dos fatos e noticias  de acidentes causados no trânsito na cidade,
- Debates e apresentação de vídeos.

B) MATEMÁTICA
- Desenhos geométrico,
- Cálculo das multas de transito,
- Elaboração de gráficos de acidentes de trânsito.

C) FÍSICA
- Estudo da velocidade dos veículos,
- Estudo do atrito,
- Direção dos ventos e os balões,
- Estudo das marés e correntes marítimas.

D) ARTES
- Composição de músicas e paródias,
- Cores dos semáforos,
- Organização de teatros e dramatizações,
- Desenhos de faixas educativas,
- Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis.

E) HISTÓRIA
- História dos meios de transporte,
- Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito,
- As grandes navegações – as caravelas portuguesas e espanhóis.

F) GEOGRAFIA
- O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades,
- Noção de espaço das vias urbanas e ciclovias,
- Estudo de mapas de rodovias e estradas vicinais,
-  Conhecimento das leis que regulamenta e instilucializam os espaços,
- Estudo da altitude, latitude, longitude e coordenadas geográficas com ênfase nos transportes aéreos e marítimos.

G) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE
- Primeiros socorros,
- Poluição do Ar,
- Aquecimento Global,
- Combustíveis fósseis e biocombustíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas