MOTOCICLISTA E CIDADANIA
Escola Creusa de Freitas Cavalcanti Macaparana PE
Projeto motociclista e cidadania no trânsito
Objetivos:
·
Contribuir
para uma mudança de postura com relação ao comportamento no trânsito;
·
Sensibilizar
sobre a forma correta de pilotagem com prudência e amor à vida.
Público – alvo: estudantes e educadores da escola
Proponentes: estudantes e professores da EJAI
Culminância da 1ª fase: dia 13 de
junho 2013
Atividades a serem
realizadas:
Etapas:
1) Levantamento dos conhecimentos prévios
com os estudantes envolvidos. Apresentação da proposta de trabalho.
2) Estudo da cartilha sobre o tema.
3) Organização da exposição
4) Exposição (Sala temática para visitação durante o dia
todo)
5) Avaliação e publicação das evidências
e melhores textos
Organograma da exposição
Turmas
|
Temática
|
Responsáveis
|
3ª fase
|
Mural de fotos sobre acidentes no
trânsito
|
Edna e Rejane
|
4ª fase A e B
|
Mural de fotos “Amigos que perdi” /
homenagem
|
Allan “A”
Evaldo “B”
|
1º módulo A e B
|
Primeiros socorros / exposição de
materiais necessários
|
Rosilene e Marli
|
3º módulo A e B
|
Direção defensiva / exposição de
materiais necessários
|
Emília e Sevé
|
1º e 2º ano
|
Produção de cartazes e uma faixa sobre
a temática
|
Aderivalda e Rochana
|
3º ano
|
Pesquisa e produção de textos
argumentativos sobre o tema
|
Rogério
|
Panfletagem
nos pontos de moto da cidade
AUTOR: EMANOEL LOURENÇO
Outras sugestões(VIA INTERNET)
A) PORTUGUÊS
- Leitura de textos sobre trânsito,
- Elaboração de redações e poesias com essa temática,
- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados,
- Pesquisas dos fatos e noticias de acidentes causados no trânsito na cidade,
- Debates e apresentação de vídeos.
B) MATEMÁTICA
- Desenhos geométrico,
- Cálculo das multas de transito,
- Elaboração de gráficos de acidentes de trânsito.
C) FÍSICA
- Estudo da velocidade dos veículos,
- Estudo do atrito,
- Direção dos ventos e os balões,
- Estudo das marés e correntes marítimas.
D) ARTES
- Composição de músicas e paródias,
- Cores dos semáforos,
- Organização de teatros e dramatizações,
- Desenhos de faixas educativas,
- Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis.
E) HISTÓRIA
- História dos meios de transporte,
- Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito,
- As grandes navegações – as caravelas portuguesas e espanhóis.
F) GEOGRAFIA
- O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades,
- Noção de espaço das vias urbanas e ciclovias,
- Estudo de mapas de rodovias e estradas vicinais,
- Conhecimento das leis que regulamenta e instilucializam os espaços,
- Estudo da altitude, latitude, longitude e coordenadas geográficas com ênfase nos transportes aéreos e marítimos.
G) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE
- Primeiros socorros,
- Poluição do Ar,
- Aquecimento Global,
- Combustíveis fósseis e biocombustíveis.
- Leitura de textos sobre trânsito,
- Elaboração de redações e poesias com essa temática,
- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados,
- Pesquisas dos fatos e noticias de acidentes causados no trânsito na cidade,
- Debates e apresentação de vídeos.
B) MATEMÁTICA
- Desenhos geométrico,
- Cálculo das multas de transito,
- Elaboração de gráficos de acidentes de trânsito.
C) FÍSICA
- Estudo da velocidade dos veículos,
- Estudo do atrito,
- Direção dos ventos e os balões,
- Estudo das marés e correntes marítimas.
D) ARTES
- Composição de músicas e paródias,
- Cores dos semáforos,
- Organização de teatros e dramatizações,
- Desenhos de faixas educativas,
- Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis.
E) HISTÓRIA
- História dos meios de transporte,
- Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito,
- As grandes navegações – as caravelas portuguesas e espanhóis.
F) GEOGRAFIA
- O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades,
- Noção de espaço das vias urbanas e ciclovias,
- Estudo de mapas de rodovias e estradas vicinais,
- Conhecimento das leis que regulamenta e instilucializam os espaços,
- Estudo da altitude, latitude, longitude e coordenadas geográficas com ênfase nos transportes aéreos e marítimos.
G) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE
- Primeiros socorros,
- Poluição do Ar,
- Aquecimento Global,
- Combustíveis fósseis e biocombustíveis.
Comentários
Postar um comentário