VIVA A BIBLIOTECA NO CREUSA DE FREITAS
ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI
VIVA A
BIBLIOTECA
PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DO
6º ANO A, B, C
PROPONENTES: ALUNAS DO 3º
NORMAL MÉDIO
TURMA
|
PROFESSORA
|
MONITORAS
|
HORÁRIO
|
6ª ANO A
|
CLÁUDIA FREITAS
|
Amanda, Carol, Daianna
|
TERÇA 2ª e 3ª AULA
|
6º ANO B
|
CLÁUDIA FREITAS
|
Vitória, Ester, Cibelle
|
TERÇA 1ª e 2ª * AULA
|
6º ANO C
|
ANA PAULA
|
Maria Rita, Maria
Carolina, Jaqueline
|
SEGUNDA 3ª e 4ª AULA
|
|
|
|
|
Início: 13 e 14 de maio
2013
APOIO PEDAGÓGICO:
Emanoel Lourenço –
Educador de Apoio
Lenira Andrade –
Professora de Did. Das Linguagens
Maria José – Dir Adjunta
Objetivos
·
Implementar uma cultura
de formação leitora na vida dos educandos (6º ano) e no s futuros educadores
(3º normal).
·
Expor e valorizar
produções do alunado contribuindo para uma cultura de apreço à arte e a leitura
·
Elevar o nível de
aprendizagem a partir de uma melhor compreensão leitora.
Metodologia
As alunas do 3º Normal
Médio realizarão atividades de leitura na biblioteca com uma parte da turma
indicada pelas professoras, enquanto a outra parte continuará tendo a aula.
Na semana seguinte haverá
socialização das atividades propostas aos alunos e mensalmente serão expostas
as produções na biblioteca e em outros espaços de convivência.
As atividades serão
coordenadas e avaliadas pelas alunas e pelos orientadores pedagógicos e serão
programadas novas atividades.
“Não basta ter uma
biblioteca para a formação de uma comunidade leitora. É preciso, sobretudo, um
plano de ação que se preocupe com as práticas de incentivo à leitura. Cada
biblioteca cria formas de atingir esse objetivo”. E isso é só o começo...
Anexos:
2
Contação de Histórias com aplicações
1
Orientação de uso do espaço da
biblioteca e do livro (Atividade que contempla todas as turmas a partir
do contato com a biblioteca e início das atividades de leitura).
Desenho e
pintura;
Interpretação de personagens;
Identificação com personagens.
3
Trabalhos com colagens e recortes a
partir de temas variados
Exposição
posterior em cartazes pela escola;
Mural
4
Projeto Meu Primeiro Livro (As
crianças confeccionarão seu próprio livro, desde a sua capa até a sua história,
que posteriormente apresentarão à escola a arte de criar e de serem autores).
5
Rodas de Indicação de Leitura
(Rodas de conversa onde o aluno/leitor traz o livro que leu na semana/mês para
indicar a leitura, compartilhando com o grupo/sala, as razões de sua
indicação).
6
Orientação à Pesquisa
7
Ciranda da Leitura (O grupo se
reúne para a troca de livros, trabalhando as diversas leituras e interpretações
de uma mesma história de forma compartilhada).
8
Dia D da Leitura (Um dia
especial onde se enfatiza de forma dinâmica e prazerosa a importância do ato de
ler, por meio de brincadeiras, apresentações de trabalhos realizados na
biblioteca, bem como resultados de trabalhos de pesquisas em sala de aula).
9
Ações educativas que fomentem a
criatividade e talento dos alunos visando atividades com datas comemorativas.
10
Atividades com Jogos Educativos
11
Incentivo a produções escritas com
posterior exposição e leitura das mesmas em ocasião a programar (Dia D
da leitura, semana da criança etc.).
12
Confecção de marcadores de leitura
pelos alunos (Incentivando o gosto pela leitura por meio da arte e
imaginação do aluno).
13
Concursos de Leitura
Poesia;
História
de vida;
14
Criação do Mural externo da Biblioteca
(Este mural tem o intuito de levar a biblioteca para mais perto dos alunos, de
forma a torná-la participante e presente em suas vidas) onde se poderá expor:
Dicas de
leitura pela biblioteca;
Dicas de
leitura pelos alunos;
Recadinhos de leitura;
Promoção
de livros;
15
Caixa de Sugestão (Servirá para
que os alunos possam contribuir com as atividades da biblioteca sugerindo
idéias e sendo assim cooperadores e formadores desse espaço).
16
Cesta Básica de Livros (Essa
cesta será passada diretamente nas salas de aulas em um dia determinado da
semana para que alunos que ainda se mantém distante do livro e da leitura
possam ser movidos e estimulados a ter contato com esse universo).
17
Baú da Leitura (Momento lúdico,
onde o aluno é impelido a contar uma história com base em objetos
diversificados contidos no baú que são tirados de forma aleatória, trabalhando
tanto a sua imaginação como o ato concatenar idéias, esse momento tanto pode
ser individual como feito de forma coletiva, onde cada aluno complementa a
mesma história.
18
Semana da Criança (Nesta semana
serão expostos os trabalhos realizados na Biblioteca, como resultados dos
concursos de leitura, exposição dos livros criados etc. e atividades voltadas
para a temática, de 06 a 10 de outubro).
Comentários
Postar um comentário