VIVA A BIBLIOTECA NO CREUSA DE FREITAS



ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI

VIVA A BIBLIOTECA

PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DO 6º ANO A, B, C


PROPONENTES: ALUNAS DO 3º NORMAL MÉDIO




TURMA
PROFESSORA
MONITORAS
HORÁRIO
6ª ANO A
CLÁUDIA FREITAS
Amanda, Carol, Daianna
TERÇA 2ª e 3ª AULA
6º ANO B
CLÁUDIA FREITAS
Vitória, Ester, Cibelle
TERÇA 1ª e 2ª * AULA
6º ANO C
ANA PAULA
Maria Rita, Maria Carolina, Jaqueline
SEGUNDA 3ª e 4ª AULA






Início: 13 e 14 de maio 2013


APOIO PEDAGÓGICO:

Emanoel Lourenço – Educador de Apoio
Lenira Andrade – Professora de Did. Das Linguagens
Maria José – Dir Adjunta

Objetivos

·         Implementar uma cultura de formação leitora na vida dos educandos (6º ano) e no s futuros educadores (3º normal).


·         Expor e valorizar produções do alunado contribuindo para uma cultura de apreço à arte e a leitura


·         Elevar o nível de aprendizagem a partir de uma melhor compreensão leitora.


Metodologia

As alunas do 3º Normal Médio realizarão atividades de leitura na biblioteca com uma parte da turma indicada pelas professoras, enquanto a outra parte continuará tendo a aula.
Na semana seguinte haverá socialização das atividades propostas aos alunos e mensalmente serão expostas as produções na biblioteca e em outros espaços de convivência.

As atividades serão coordenadas e avaliadas pelas alunas e pelos orientadores pedagógicos e serão programadas novas atividades. 




“Não basta ter uma biblioteca para a formação de uma comunidade leitora. É preciso, sobretudo, um plano de ação que se preocupe com as práticas de incentivo à leitura. Cada biblioteca cria formas de atingir esse objetivo”. E isso é só o começo...




Anexos:
2         Contação de Histórias com aplicações



1         Orientação de uso do espaço da biblioteca e do livro (Atividade que contempla todas as turmas a partir do contato com a biblioteca e início das atividades de leitura).


     Desenho e pintura;
     Interpretação de personagens;
     Identificação com personagens.

3         Trabalhos com colagens e recortes a partir de temas variados

     Exposição posterior em cartazes pela escola;
     Mural

4         Projeto Meu Primeiro Livro (As crianças confeccionarão seu próprio livro, desde a sua capa até a sua história, que posteriormente apresentarão à escola a arte de criar e de serem autores).

5         Rodas de Indicação de Leitura (Rodas de conversa onde o aluno/leitor traz o livro que leu na semana/mês para indicar a leitura, compartilhando com o grupo/sala, as razões de sua indicação).

6         Orientação à Pesquisa

7         Ciranda da Leitura (O grupo se reúne para a troca de livros, trabalhando as diversas leituras e interpretações de uma mesma história de forma compartilhada).

8         Dia D da Leitura (Um dia especial onde se enfatiza de forma dinâmica e prazerosa a importância do ato de ler, por meio de brincadeiras, apresentações de trabalhos realizados na biblioteca, bem como resultados de trabalhos de pesquisas em sala de aula).

9         Ações educativas que fomentem a criatividade e talento dos alunos visando atividades com datas comemorativas.

10      Atividades com Jogos Educativos

11      Incentivo a produções escritas com posterior exposição e leitura das mesmas em ocasião a programar (Dia D da leitura, semana da criança etc.).

12      Confecção de marcadores de leitura pelos alunos (Incentivando o gosto pela leitura por meio da arte e imaginação do aluno).

13      Concursos de Leitura

     Poesia;
     História de vida;

14      Criação do Mural externo da Biblioteca (Este mural tem o intuito de levar a biblioteca para mais perto dos alunos, de forma a torná-la participante e presente em suas vidas) onde se poderá expor:

     Dicas de leitura pela biblioteca;
     Dicas de leitura pelos alunos;
     Recadinhos de leitura;
     Promoção de livros;

15      Caixa de Sugestão (Servirá para que os alunos possam contribuir com as atividades da biblioteca sugerindo idéias e sendo assim cooperadores e formadores desse espaço).

16      Cesta Básica de Livros (Essa cesta será passada diretamente nas salas de aulas em um dia determinado da semana para que alunos que ainda se mantém distante do livro e da leitura possam ser movidos e estimulados a ter contato com esse universo).

17      Baú da Leitura (Momento lúdico, onde o aluno é impelido a contar uma história com base em objetos diversificados contidos no baú que são tirados de forma aleatória, trabalhando tanto a sua imaginação como o ato concatenar idéias, esse momento tanto pode ser individual como feito de forma coletiva, onde cada aluno complementa a mesma história.

18      Semana da Criança (Nesta semana serão expostos os trabalhos realizados na Biblioteca, como resultados dos concursos de leitura, exposição dos livros criados etc. e atividades voltadas para a temática, de 06 a 10 de outubro).




Comentários

Postagens mais visitadas