PROJETO RECREIO LEGAL
Projeto Recreio Legal
PROBLEMATIZAÇÃO
Como organizar o recreio onde os alunos brinquem de forma cooperativa e
sem agressões?
PÚBLICO –
ALVO
Alunos e alunas de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental da Escola
Professor João Barbosa de Almeida – Rede Estadual de São Vicente Férrer – PE.
JUSTIFICATIVA
O recreio é um tempo destinado à diversão, integração, descanso e lazer
dos educandos e educadores. Espera-se que os alunos aproveitem esse período e
interajam uns com os outros sem agressividade.
No entanto, o que se percebe é a evasão da coletividade, brincadeiras
violentas, que muitas vezes, acabam em briga ou acidentes. Outro aspecto
percebido é a segregação dos alunos por sexo. Enquanto as meninas reúnem-se
para conversas e brincadeiras em sala de aula, os meninos se divertem com
competições no pátio e corredores da escola.
O presente projeto visa intervir nessa realidade propondo atividades
coordenadas pelos alunos do 1º Normal Médio “B” da Escola Coronel João
Francisco sob a orientação do professor de Práticas Pedagógicas Emanoel
Lourenço, tendo em vista a importância do brincar para o desenvolvimento de uma
vida saudável.
A esse respeito, CURY, 2003, 58 afirma: “Os exercícios físicos liberam um
excelente calmante natural: a endorfina. Ela relaxa e tranqüiliza”. Esses
exercícios e brincadeiras devem corrigir uma prática de muitas crianças e
adolescentes que ficam parados em frente a uma tv, computador ou vídeo-game
durante várias horas por dia e não têm chance de liberar suas energias, podendo
ficar sedentárias e com comportamento agressivo. Contudo, as brincadeiras são
importantes elementos promotores de saúde. Para BELTRÃO, 2008, 3 “Elas
incorporam vários benefícios à auto-estima e auto-imagem das crianças, como
promover relacionamento grupal, aprendizado social, simular objetivos de vida e
desafios, liberar energia criativa e reduzir a ansiedade e a depressão”.
OBJETIVOS
- Desenvolver a cooperação através de brincadeiras
- Resgatar brincadeiras presentes na cultura popular
- Cumprir regras de convívio social a partir das brincadeiras desenvolvidas
- Ressignificar antigas brincadeiras
- Permitir aos normalistas um primeiro contato com a escola campo de estágios.
- Produzir um livreto com brincadeiras populares
- Diminuir consideravelmente o número de acidentes durante o recreio;
- Construir uma cultura da brincadeira em detrimento do ato de “correr”, sem objetivo específico;
- Estimular a participação em brincadeiras dirigidas;
METODOLOGIA
O projeto Recreio Legal
será realizado na escola Estadual Professor João Barbosa de Almeida em cinco
atuações. Durante esse tempo, serão desenvolvidas diversas brincadeiras no
intervalo das aulas (10:10 – 10:30) duas vezes por semana no turno matutino. As
atuações ocorrerão da seguinte forma: a 1ª, a 3ª e a 5ª serão no galpão com a participação de todos
alunos que quiserem brincar; a 2ª e a 4ª atuações serão nas salas temáticas.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
|
LOCAL
|
DATA
|
Discussão da equipe de prática.
Organização do plano de curso.
|
ESCOLA CEL JOÃO FRANCISCO
|
FEVEREIRO 2008
|
Discussão da temática
“brincadeiras” com os normalistas
|
ESCOLA CEL JOÃO FRANCISCO
|
MARÇO
|
Visita à escola campo de
estudos
|
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
|
ABRIL
|
Elaboração do projeto
|
ESCOLA CEL JOÃO FRANCISCO
|
ABRIL - JUNHO
|
1ª atuação
Apresentação do
projeto
Brincadeiras com música
“Dança das cadeiras às avessas” “Dança da laranja”
|
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
|
OUTUBRO
|
2ª atuação
Atividades lúdicas nas salas
temáticas
|
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
|
OUTUBRO
|
3ª atuação
Brincadeiras competitivas no
galpão
|
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
|
OUTUBRO
|
4ª atuação
Atividades lúdicas nas salas
temáticas
|
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
|
NOVEMBRO
|
5ª atuação
Resgate das brincadeiras antigas: “Quebra panela”
|
ESCOLA PROF JOÃO BARBOSA
|
NOVEMBRO
|
|
ESCOLA CEL JOÃO FRANCISCO
|
NOVEMBRO
DEZEMBRO
|
AVALIAÇÃO
A avaliação
ocorrerá durante o processo de elaboração e aplicação do projeto, nas reuniões
e discussões temáticas e na participação e envolvimento do alunado com o
referido projeto.
Além disso, o
produto final será um livreto com as brincadeiras pesquisadas pelos normalistas
e realizadas no projeto.
BIBLIOGRAFIA
BELTRÃO, Márcia
Nogueira. Energia revigorada na escola. Diário de Pernambuco. Caderno C – p. 3;
7 de outubro de 08.
CURY, Augusto.
Dez leis para ser feliz. Sextante: São Paulo, 2003.
petragaleria.files.wordpress.com.
www.medianeiraeduc.com.br/projetorecreio.doc
Anexos
Comentários
Postar um comentário